Um gesto de leitura sobre a produção acadêmica: sentidos de gramática que emergem
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-09Palavras-chave:
Produção acadêmica, Ensino de Gramática, Análise do Discurso, História das Ideias Linguísticas, Linguística AplicadaResumo
Desenvolvemos um gesto de leitura e interpretação dos discursos presentes na produção acadêmica, que tomam a relação entre gramática e ensino como objeto de reflexão e estudo, buscando identificar quais representações de gramática e bases teóricas as orientam. Este trabalho é transdisciplinar, partindo da Análise do Discurso de corrente francesa, baseada em Pêcheux, relacionando-se com a História das Ideias Linguísticas e a Linguística Aplicada. A bibliografia apresenta o que é a AD, a HIL e a LA; o que é uma produção acadêmica; a história da gramática, dentro e fora do Brasil, e como se dá seu processo de ensino. Para encontrar tais produções, utilizamos as palavras-chave ensino; gramática, e selecionamos para constituir o corpus de análise, quatro artigos de publicações dos últimos cinco anos (2009 a 2013) do site da SciELO. Para analisar, foram selecionadas sequências discursivas dos artigos, as quais apresentaram um constante movimento de ida e vinda entre o velho (ensino tradicional de gramática; língua imaginária) e o novo (gramática do texto; língua fluída). Pela análise concluímos que o ensino de base gramatical passa por uma reconstrução de sentidos e adaptação de métodos, visando à transformação deste processo, tornando-o relevante e contextualizado.Downloads
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