Exercício profissional do Assistente Social: as metodologias da educação popular como estratégia de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n32018p326-333Palavras-chave:
Educação Popular, Exercício Profissional do Assistente Social, Projeto Ético-PolíticoResumo
O presente trabalho levanta uma discussão acerca das metodologias das práticas de educação popular no exercício profissional dos assistentes sociais. O manuscrito decorre de reflexões acerca dos estudos de autores da área, relacionados aos desafios postos aos assistentes sociais em direcionarem seu exercício profissional de acordo com os princípios do projeto ético-político do Serviço Social. O artigo teve como objetivo refletir de que forma as atividades desenvolvidas pelos assistentes sociais, se fundamentadas em metodologias da educação popular, podem se direcionar para a formação de sujeitos críticos acerca da realidade social. Diante dos novos desafios apresentados pela atual conjuntura, de intensificação das estratégias de dominação do capital e do Estado burguês sob a ótica neoliberal, a busca por alternativas de intervenção em consonância com as lutas da classe trabalhadora se apresenta como um ponto de discussão necessário à categoria. As análises aqui apresentadas têm como matriz teórica o marxismo dialético, e foram construídas a partir de estudos de autores como Paulo Freire, Faleiros, Barroco e Gramsci. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura, tendo como resultados discussões sobre exercício profissional, projeto ético-político e educação popular. O estudo conclui que, por sua intervenção conter uma dimensão política e educativa, o assistente social pode colaborar com a organização das classes subalternizadas, “orientando-as” para que se reconheçam como sujeitos histórico-sociais, capazes de “fazer” revolução.Downloads
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