Abordagens científicas sobre cotas no período de 2013 a 2018: um estudo bibliométrico e de análise de conteúdo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p189-204

Palavras-chave:

Cotas, Produção científica, Análise de conteúdo

Resumo

O texto aborda a produção científica, no campo da Educação no Brasil, de trabalhos stricto sensu acerca do tema das Cotas na Educação no período de 2013-2018, disponível no banco de teses e dissertações da CAPES. Buscou-se conhecer as discussões de pesquisadores e os resultados de suas investigações, assim como quais outras questões foram levantadas acerca da educação pública brasileira. A metodologia utilizada contemplou a pesquisa bibliográfica (GIL, 2002), bibliométrica (TAKAHASHI, 2013) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Observaram-se caminhos comuns do debate das pesquisas acerca da política de cotas, e, por fim, apontaram-se os limites das cotas enquanto medidas de justiça social, quando aplicadas isoladamente.  

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Biografia do Autor

  • Edson Regis de Jesus, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo/RS
    Servidor Técnico-administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UPF. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade de Passo Fundo (UPF) – Passo Fundo/RS – Brasil. E-mail: edsregis@gmail.com.

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos de revisão

Como Citar

Abordagens científicas sobre cotas no período de 2013 a 2018: um estudo bibliométrico e de análise de conteúdo. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 189–204, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p189-204. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/14117.. Acesso em: 28 abr. 2024.