Pandemia, crise e expropriações: auxílio emergencial e contradições da focalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p727-747

Palavras-chave:

Pandemia, Crise, Expropriações, Auxílio Emergencial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer elementos para pensar a crise sanitária a partir da crítica da crise capitalista, das expropriações como processo permanente no modo de produção capitalista e sua íntima relação com as contradições deflagradas com a pandemia da Covid-19. Nesta direção, intenta também trazer uma síntese do auxílio emergencial, problematizando os limites colocados pela focalização das políticas sociais, como tendência à desproteção social. Trata-se de ensaio com revisão de bibliografia, cujo método de análise se assenta no materialismo histórico e dialético. Assim, adotamos a crítica marxista para análise da crise capitalista e compreensão dos desdobramentos da crise sanitária, problematizando os processos recentes de expropriação de direitos sociais. A discussão também está assentada numa compreensão da política social como componente contraditório da ação do Estado para reprodução da classe trabalhadora, procurando trazer para o texto uma breve retomada sobre a incidência da via focalista na política social brasileira e os paradoxos que ela repõe em um cenário de destruição do já frágil sistema de proteção social brasileiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mossicleia Mendes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Professora Adjunta na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Política Social e Serviço Social aplicado – Rio de Janeiro/RJ - Brasil. E-mail: mossi_c@yahoo.com.br.

Publicado

31-12-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Violência de Estado e política social"

Como Citar

Pandemia, crise e expropriações: auxílio emergencial e contradições da focalização. Revista Vértices, [S. l.], v. 22, n. Especial, p. 727–747, 2020. DOI: 10.19180/1809-2667.v22nEspecial2020p727-747. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15827.. Acesso em: 29 abr. 2024.