O interesse individual como justificação: a gramática liberal na construção da colegialidade dos professores do ensino Básico e Secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v23n32021p734-755

Palavras-chave:

Regimes de envolvimento, Gramáticas de comunialidade, Profissionalidade docente, Colegialidade docente, Organização do trabalho escolar

Resumo

A reconfiguração nas orientações em matéria de política educativa nas últimas décadas à escala transnacional, tendo na eficácia o bem visado, acarreta consequências profundas para o trabalho docente do ponto de vista das formas de organização do trabalho escolar nos estabelecimentos de ensino – em particular, o reforço das formas colegiais de trabalho, enquadradas em hierarquias que exercem um maior escrutínio sobre as práticas. Estas injunções não significam, contudo, uma reprodução direta por parte daqueles profissionais no exercício na sua atividade. Com particular incidência sobre resultados recolhidos de um questionário por cenários aplicado no quadro de uma investigação realizada em Portugal centrada na problemática da pluralidade de conceções e formatos de envolvimento na profissão docente, o presente artigo pretende explorar, no quadro de uma sociologia dos envolvimentos e comunalidades, a forma como a gramática dos indivíduos num público liberal, caracterizada pelo enfoque nos interesses individuais generalizáveis enquanto quadro normativo, é suscetível de ser operacionalizada pelos professores como dispositivo de crítica e resistência à evolução nas formas de organização das práticas no sentido de reforço da colegialidade e institucionalização do trabalho concertado.

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Biografia do Autor

  • Luís Gouveia, CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa
    Doutor em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2017). Investigador na Universidade Nova de Lisboa, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Lisboa – Portugal. E-mail: lcgouveia86@gmail.com.

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Publicado

26-08-2021

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Questões contemporâneas da educação no Brasil e em Portugal"

Como Citar

GOUVEIA, Luís. O interesse individual como justificação: a gramática liberal na construção da colegialidade dos professores do ensino Básico e Secundário. Revista Vértices, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 734–755, 2021. DOI: 10.19180/1809-2667.v23n32021p734-755. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/15974.. Acesso em: 24 nov. 2024.