O projeto da Mensagem de Luanda e o seu número de estreia
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n12022p34-43Palavras-chave:
Mensagem, Angola, Literatura, ModernismoResumo
Depois de uma introdução sobre revistas literárias do modernismo e sobre as diferenças entre as europeias e americanas e as de África, o artigo aborda o periódico angolano Mensagem, publicado em Luanda em 1951-1952 pela Associação dos Naturais de Angola. Chamando a atenção para alguns dos aspetos da revista que continuam por estudar, o autor acrescenta algumas informações sobre as dificuldades de impressão do segundo número e revê a avaliação histórica não consensual que tem sido feita do periódico. Isto posto, analisa com algum detalhe o primeiro número, detendo-se no projeto da publicação e nos textos aí incluídos. Em conclusão, reconhece o papel decisivo de Mensagem na rutura com a literatura colonial e na afirmação de uma literatura angolana.Downloads
Referências
HAMILTON, R. G. Os descobridores de Angola. In: Literatura africana literatura necessária. Lisboa: Edições 70, 1981. v. 1: Angola.
LARANJEIRA, P. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Com a colaboração de Inocência Mata e Elsa Rodrigues dos Santos. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
MENSAGEM: a voz dos naturais de Angola. Luanda: Departamento Cultural da Associação dos Naturais de Angola, 1 jul. 1951.
MONTEIRO, M. R. R. V. S. C. E. I. Celeiro do sonho: geração da “Mensagem”. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2001.
OLIVEIRA, M. A. F. Memória de Luanda (1949-1953): «Vamos descobrir Angola!». In: Reler África. Apresentação, rev. e nota biobliográfica por Heitor Gomes Teixeira. Coimbra: Instituto de Antropologia da Universidade, 1990.
ROCHA, C. Revista (em Portugal) In: Biblos. Lisboa: Editorial Verbo, 2001. v. 4. cols. 740-746.
TRIGO, S. A poética da “geração da Mensagem”. Porto: Brasília Editora, 1979.
VALLEJO, I. Te leo como un libro. El País, 28 ago. 2021. Disponível em: https://elpais.com/eps/2021-08-28/te-leo-como-un-libro.html?event_log=oklogin. Acesso em: 7 set. 2021.
XAVIER, E. Barro e luz [Poesia completa]. Porto: UNICEPE, 2016.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).