A importância da política de cotas e os desafios da permanência do aluno cotista na visão de jovens estudantes do IFFluminense Campus Itaperuna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p697-724

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Lei de Cotas, Permanência, Instituto Federal

Resumo

Fruto de uma pesquisa realizada com jovens estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do Campus Itaperuna no Instituto Federal Fluminense, o presente artigo debateu a importância das cotas no ensino e levantou questões atinentes aos desafios que a Lei nº 12.711/12 colocou à permanência dos alunos cotistas na respectiva instituição. Baseada em 22 entrevistas, a pesquisa constatou, primeiramente, que boa parte dos entrevistados tinha uma percepção positiva a respeito da lei de cotas, vista como uma importante política de inclusão e reparação histórica. Em segundo lugar, observou que muitos dos participantes compreendem que apenas garantir o acesso com as cotas não é suficiente, sendo também necessário criar condições efetivas para assegurar a permanência desses alunos. Por fim, entre os desafios apontados à permanência, destacou-se o racismo, algo que está presente no dia a dia escolar e que afeta negativamente a vida do estudante negro, sobretudo o cotista, em função das desvantagens provenientes da desigualdade racial no país e da condição de vulnerabilidade socioeconômica.

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Biografia do Autor

  • Marcio Toledo Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Itaperuna/RJ
    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Itaperuna/RJ – Brasil. E-mail: marcio.rodrigues0023@gmail.com.

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Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A importância da política de cotas e os desafios da permanência do aluno cotista na visão de jovens estudantes do IFFluminense Campus Itaperuna. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 697–724, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p697-724. Disponível em: //editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16994.. Acesso em: 28 mar. 2024.