O financiamento da educação das prefeituras da região Médio Paraíba na pandemia de Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p862-881

Palavras-chave:

Covid-19, Financiamento da educação básica, Região Médio Paraíba

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar, à luz da Constituição Federal de 1988 e de demais legislações, a aplicação das receitas do percentual mínimo de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino das redes municipais da região Médio Paraíba do estado do Rio de Janeiro, no contexto da pandemia de Covid-19, no exercício financeiro de 2020, em que as unidades escolares encontravam-se fechadas devido ao isolamento social adotado como medida profilática para conter a disseminação do vírus. Foram coletados, sistematizados e analisados os relatórios de prestação de contas dos governos municipais e demais documentos orçamentários, contábeis e financeiros disponíveis nos sites do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e do portal da transparência dos governos. Como resultado, constatou-se, entre outros elementos, que na maioria dos governos municipais analisados uma parte dos recursos do ensino foram aplicados ilegalmente como, por exemplo, com as despesas de gêneros alimentícios. Além disso, foi constatada a presença de diversos pagamentos de serviços e aquisição de materiais que levantam dúvida acerca da sua efetiva execução, haja vista o contexto de isolamento social e, portanto, de escolas fechadas para aulas na maior parte do ano de 2020.

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Biografia do Autor

  • Fábio Araujo de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ
    Doutor em educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro/ RJ – Brasil. E-mail: f.asouza@yahoo.com.br.

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Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O financiamento da educação das prefeituras da região Médio Paraíba na pandemia de Covid-19. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 862–881, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p862-881. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/17145.. Acesso em: 28 abr. 2024.