Redes cooperativas: alternativa para o desenvolvimento das MPE
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19970001Palavras-chave:
.Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta para o desenvolvimento tecnológico e gerencial das Micro e Pequenas Empresas (MPE) dos diversos setores da indústria. A proposta consiste na formatação de uma rede de organizações, onde as instituições de ensino tecnológico participam com a responsabilidade de desenvolver, coletar e disseminar tecnologias e ferramentas úteis aos processos produtivos e gerenciais das micro e pequenas empresas. Estas instituições, que podem ser públicas ou privadas. A participação destas últimas permite a ampliação da rede de organizações com responsabilidades compartilhadas e objetivos comuns.Downloads
Referências
ESTUDO da competitividade da indústria brasileira. Bloco: condicionantes sociais da competitividade. Relações de trabalho, política de recursos humanos ecompetitividade: restruturação produtiva e a empresa. Campinas: IE/UNICAMP: IEI/UFRJ: FDC:FUNCEX, 1993.
FINEP - FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS. HABITARE : Programa deTecnologia de Habitação. Ministério da Ciência e Tecnologia. 1994.
FORMOSO, Carlos Torres (editor). Gestão da qualidade na construção civil: uma abordagem para empresas de pequeno porte. Porto Alegre, 1994.286 p. Programa da Qualidade e Produtividade da Construção Civil do Rio Grande do Sul.
MANUAL para implantação da qualidade total em micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: SEBRAE, 1994.
SCARDOELLI, Lisiane Salermo et al. Melhorias de qualidade e produtividade: iniciativas das empresas de construção civil. Porto Alegre,1994. 186p. Programa da Qualidade e Produtividade da Construção Civil do Rio Grande do Sul.
QUALIDADE e produtividade na indústria brasileira. Rio de Janeiro: BNDES : CNI: SEBRAE, 1996.
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (RJ). Plano de atendimento à industria da construção civil. Out. 1993.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).