Laboratórios Didáticos de Ciências - O Computador na Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.19990008Palavras-chave:
.Resumo
Não há como protelar a chegada dos computadores nas Escolas. Esse fato cria tendências que apontam para uma mudança na Educação que não será mais a mesma depois da inclusão desses nos ambientes de sala de aulas. A questão inclui o fato de que muitos pontos de difícil desenvolvimento, como algumas etapas nos Laboratórios tradicionais podem transformar-se em tarefas agradáveis quando utilizamos o dinamismo do computador. Pretendemos discutir a ação em momentos atuais de situações que envolvem o dia-a-dia de alguns Laboratórios de Ciências baseados no Microcomputador, que se criaram em muitas Escolas do nosso país. Essa tentativa de levar o computador para a sala de aula apresenta grandes vantagens desde que esses ambientes possam estar inseridos em propostas pedagógicas de professores, pedagogos e equipe de suporte, iniciando suas atividades desde a etapa de planejamento dos espaços a serem utilizados, e até a metodologia de trabalho bem definida.Downloads
Referências
ASTOLFI, J. D., DEVERLY, M. A. A Didática das ciências. Campinas/SP: Papirus, 1991.
FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e a ética das ciências. São Paulo: UNESP, 1995.
HUDSON, D. "Is there a scientific method?" Education in Chemistry, v. 19, n. 4, p. 112-116, 1982.
OGBORN, Jon. Modelling with the computer at all ages. Portgal Phys., v.21, n. 3/4, 1992.
PESSOA, C., PEREZ, G. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 1993.
ROITMAN, Riva. "Preparo de professores: desafio da nova tecnologia". In: Simpósio Brasileiro de Informática, 1., 1990.
THOMTON, Ronald K. Tools for Scientific Thinking, v.4/6, jun 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).