A singularidade: Reciprocidade do processo perceptivo na fenomenologia merleau-pontyana
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030005Palavras-chave:
Corpo cognoscente, Fenomenologia, ReciprocidadeResumo
O presente trabalho apóia-se nos fundamentos filosóficos da fenomenologia da percepção, no pensamento de Maurice Merleau-ponty que, partindo da hipótese de radicalização do cartesianismo, preocupado com a gênese do sentido, busca a essência do comportamento e da percepção no mundo interior do fato ocorrido (vivido) ou da própria existência, trazendo consequências para a tradição filosófica: não há mais uma essência ou ''uma maneira de ser'' acima do homem, nem objetos positivos; há sim uma essência operante, em funcionamento, o ponto comum do significante e do significado, que vai desvendando o ser no conjunto de suas experiências''juntas'', onde a vida corporal enseja o aparecimento do sujeito como corpo cognoscente, numa perspectiva ontológica de harmonia na diferenciação, enfocando simultaneamente a intersubjetividade, a comunicação, processos e vivências.Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Da realidade sem mistérios ao mistério do mundo. (Espinosa, Voltaire, Merleau-Ponty). In: Experiência do Pensamento. Homenagem a Maurice Merleau-Ponty no 200 ano de sua morte. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. Trad. Reginaldo di Piero — Rio de Janeiro e São Paulo. Livraria Freitas Bastos S.A., 1971.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Primado da percepção e suas conseqüências filosóficas, Campinas. Papirus, 1989.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. Trad. José Arthur Gianott e Armando Mora D' Oliveira. (original do ano de 1964). São Paulo. Ed. Perspectiva, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sentido y sin sentido. Trad. Narás Comadira. Ed. Original, 1948. Barcelona, 1977.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).