A Imagem do Rio na Poesia Brasileira do Século XX
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040003Palavras-chave:
Rio, Imagem, Memória, Destino, CulturaResumo
O presente artigo resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica, em andamento no NECEL (CEFET Campos), que visa a estudar a presença do rio na poesia brasileira do século XX quer como tema ou paisagem, quer como imagem verbal que desenha as relações culturais do indivíduo com as águas continentais e as diferentes representações do espaço coletivo.Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. “Águas e mágoas do rio São Francisco”. In: Discursos de Primavera. 1997. Disponível em: www.rio.saofrancisco.nom.br.
ANDRADE, Mário de. De Paulicéia Desvairada a Café – Poesias Completas. São Paulo: Circuito do Livro, 1992.
BERQUE, Augustin. “Paysage-empreinte, paysage-matrice: élements de problématique, pour une géographie culturelle”. In: L’Espace géographique, v.12, n. 1.
CARVALHO, Marcos de Castro. “Momento sobre o rio (o quão formoso)”. Disponível em: www.portalbonito.com.br.
CORALINA, Cora. Rio Vermelho. 16. ed. São Paulo: Global, 1990.
CURTIUS, Ernest Robert. Literatura Européia e Idade Média Latina. São Paulo: Edusp: HUCITEC, 1996.
DUNCAN, James. The city as text. The Politics of Landscape Interpretation in the Kandyan Landscape. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
MELO NETO, João Cabral de. O rio ou a relação da viagem que faz ao Capibaribe de sua nascente à cidade de Recife. (1954). São Paulo: Edição da Comissão do IV Centenário de São Paulo, 2004.
KAYSER, Wolfang. Análise e Interpretação da Obra Literária. Coimbra: Armênio Amado, 1970.
SPINA, Segismundo. Do Formalismo Estético Trovadorismo. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Boletim n. 30, 1996.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).