Terra Prometida: Entre o projeto e a realidade
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20040018Palavras-chave:
Políticas habitacionais, Moradia popular, FavelizaçãoResumo
Um dos mais graves problemas urbanos que se manifesta habitualmente nas cidades brasileiras é a questão da habitação. A Terra Prometida é um exemplo disto. Através do estudo desse loteamento, na década de 1990, este artigo examina de que forma o poder público municipal, em Campos dos Goytacazes, vem lidando com a questão da moradia para a população de baixa renda. Procura, sobretudo, aprofundar o conhecimento sobre as políticas habitacionais executadas no município. A investigação pretende apontar para a importância do planejamento, execução e avaliação de políticas habitacionais que levem em conta a participação da população em diferentes momentos.Downloads
Referências
BOLETIM Prestação de Contas 1992. Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. A Semente de um Novo Tempo, 1992.
BOLETIM Prestando Contas 1993–1996. Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, 1996.
BOSI, Ecléa. Problemas ligados à cultura das classes pobres. In: VALLE, Edênio; QUEIRÓZ, José J. (Org.). A Cultura do povo. 2 ed. São Paulo: EDUC, 1982.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Tradução Diogo Mainardi. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
CARDOSO, Adauto Lucio. Descentralização e racionalização das intervenções públicas sobre o habitat popular urbano. In: SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; BRITTO, Ana Lúcia; PORTO, Helio Ricardo Leite (Org.). Políticas de saneamento Ambiental: inovações na perspectiva do controle social. Rio de Janeiro: FASE, 1998.
CHIERA, Renato. Filhos do Brasil: um caminho de solidariedade na Baixada Fluminense. São Paulo: Cidade Nova, 1996.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ARQUITETURA MODERNA – 1933. Disponível em: < http://www.iphan.gov.br/legislac/cartaspatrimoniais/atenas-33.htm>. Acesso em: 16/04/2004.
DAS 540 famílias cadastradas para receber a ajuda da Prefeitura 200 serão assistidas pelo Projeto Terra Prometida. A Cidade, Campos dos Goytacazes, 21 Jan. 1991, p. 3.
IBGE. Censo Demográfico 2001. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 24/10/2003.
JACQUES, Paola Berenstein. Cartografias da Maré. In: VARELLA, Drauzio; BERTAZZO, Ivaldo; ______. Maré, vida na favela. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.
JUNCÁ, Denise; GONÇALVES, Verônica Azevedo; PARENTE, Marilene Gonçalves. A mão que obra no lixo. Niterói: EdUFF, 2000.
MACHADO, Ana Maria. Recado do nome: leitura de Guimarães Rosa à luz do nome de seus personagens. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MACKENZIE, John L. Dicionário Bíblico. Tradução Álvaro Cunha et al. São Paulo: Paulinas, 1983.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: Fotografia e História – Interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, 1996, p. 73-98.
MISÉRIA aumenta comunidade que vive do Lixão. A Cidade, Campos dos Goytacazes, 19 maio. 1994, p. 3.
NO CALABOUÇO prazo é de 48 horas. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 17 jan. 1991, p. 7.
PESSANHA, Roberto Moraes. Boletim Técnico n. 11/2001. Radiografando o Orçamento de Campos dos Goytacazes: análise do período 2000 a 2004. Observatório Socioeconômico do Norte Fluminense. Disponível em: http://www.cefetcampos.br/cppg/index.html. Acesso em: 22/03/2004.
PÓVOA, Fabiana Machado Rangel. A Municipalização da política de habitação Popular em Campos dos Goytacazes (1989-2001). Dissertação Mestrado em políticas Sociais Centro de Ciências do Homem, Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2002.
PREFEITURA assentou 300 famílias próximas a Codin. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes, 29 jan. 1991, p. 5.
PREFEITURA já assentou 264 famílias na área da Codin. A Cidade, Campos dos Goytacazes, 27 jan. 1991, p. 3.
RIBEIRO, Maurício Andrés. Uma cidade se forma. 2 ed. São Paulo: Projeto, 1985.
RIBEIRO, Maurício Andrés. Migrações de um Arquiteto. São Paulo: Projeto, 1985.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
VENTURA, Zuenir. Cidade Partida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
WAGNER, Dayse Codeço et al. Projeto João de Barro: tijolo a tijolo uma experiência em construção. Campos dos Goytacazes: MEC/SEMTEC/ETFC/Curso Técnico de Edificações, outubro de 1995. Xerocopiado.
WAGNER, Dayse Codeço et al. Proposta Habitacional Zumbi dos Palmares. Campos dos Goytacazes: Escola Técnica Federal de Campos, 1998. Xerocopiado.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).