Repensar o aprender: desafio do 3º milênio

Autores

  • Ana Bianca Rocha Miranda UENF
  • Maridelma de Sousa Pourbaix UENF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050001

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ciências cognitivas, Sociedade do conhecimento

Resumo

Diante da complexa situação educacional, na atual sociedade do conhecimento, insistir em priorizar somente a questão pedagógica, deixando de lado a perspectiva sócio-econômico-política, na qual a mesma encontra-se envolvida, pode ser considerada uma visão unilateral. Com base em estudos recentes desenvolvidos pelas Ciências Cognitivas, fortalecer-se-á a concepção de que uma mudança efetiva na educação só ocorrerá quando se for capaz de compreender o que ocorre no cérebro quando em atividade de conhecimento - denominada atividade cognitiva. Repensar o aprender como um desafio do 3º milênio implica rever o que realmente significa aprender. Optou-se assim, por situar essa discussão num contexto pós-moderno, impregnado por uma sociedade do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Bianca Rocha Miranda, UENF
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Fonoaudióloga.
  • Maridelma de Sousa Pourbaix, UENF
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Professora de Matemática. Técnica de Nível Superior do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF/Campos dos Goytacazes – RJ.

Referências

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 20, n. 2, p. 7–15, maio/ago. 2000.

BRUNER, J. On perceptual readiness. Psychological Review, n. 64, p. 123-152, 1957.

FEUERSTEIN, R.; RAND, Y. Mediated Learning Experience: an Outline of the Proximal Etiology for Differential Development of Cognitive Functions, Nova York: ICP, 1975.

GREGORY, R. Perceptions as hypotheses. Philosophical Transactions of the Royal Society of London, p. 181-197, 1980.

HELMHOLTZ, H. Treatise on physiological optics. 3 ed. Nova York: Dover, 1962.

LEVY, P. A inteligência coletiva. São Paulo: Edições Loyola, 1998.

MACHADO, A. M.; TAKAMATSU, C. T.; FILOCRE, J. A questão da avaliação nos Ciclos de Formação Básica. Série plano de estudos sobre avaliação da aprendizagem. Documento 1. Belo Horizonte: SEE/MG,1988.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994. ertrand Brasil, 2001.

MERLEAU-PONTY, M. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MEIRELES, Cecília. Obra poética. 6 ed. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1987.

PIAGET, J. Da lógica da criança à lógica do adolescente. São Paulo: Pioneira, 1976.

ROCK, I. The logic of perception. Cambridge: MA: MIT Press, 1983.

UNESCO. Política de mudança e desenvolvimento no ensino superior. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MIRANDA, Ana Bianca Rocha; POURBAIX, Maridelma de Sousa. Repensar o aprender: desafio do 3º milênio. Revista Vértices, [S. l.], v. 7, n. 1/3, p. 7–14, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20050001. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20050001.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)