Repensar o aprender: desafio do 3º milênio

Autores

  • Ana Bianca Rocha Miranda UENF
  • Maridelma de Sousa Pourbaix UENF

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20050001

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ciências cognitivas, Sociedade do conhecimento

Resumo

Diante da complexa situação educacional, na atual sociedade do conhecimento, insistir em priorizar somente a questão pedagógica, deixando de lado a perspectiva sócio-econômico-política, na qual a mesma encontra-se envolvida, pode ser considerada uma visão unilateral. Com base em estudos recentes desenvolvidos pelas Ciências Cognitivas, fortalecer-se-á a concepção de que uma mudança efetiva na educação só ocorrerá quando se for capaz de compreender o que ocorre no cérebro quando em atividade de conhecimento - denominada atividade cognitiva. Repensar o aprender como um desafio do 3º milênio implica rever o que realmente significa aprender. Optou-se assim, por situar essa discussão num contexto pós-moderno, impregnado por uma sociedade do conhecimento.

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Biografia do Autor

  • Ana Bianca Rocha Miranda, UENF
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Fonoaudióloga.
  • Maridelma de Sousa Pourbaix, UENF
    Mestre em Cognição e Linguagem/UENF. Professora de Matemática. Técnica de Nível Superior do Laboratório de Cognição e Linguagem do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro UENF/Campos dos Goytacazes – RJ.

Referências

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Artigos Originais

Como Citar

MIRANDA, Ana Bianca Rocha; POURBAIX, Maridelma de Sousa. Repensar o aprender: desafio do 3º milênio. Revista Vértices, [S. l.], v. 7, n. 1/3, p. 7–14, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20050001. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20050001.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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