O rei do pop e as nuances da pós-modernidade trágica

Autores/as

  • Nayana M. Moraes Município de Macaé

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100018

Palabras clave:

Tragédia, Celebridade, Pós-moderno, Herói e Mito

Resumen

Este artigo mostra a relação das celebridades com os aspectos trágicos de suas vidas e o envolvimento dos fãs a partir da catarse. Todos estes termos imbricados dialogarão com um dos gêneros literários mais antigos: a tragédia grega. Esta permeará um entendimento acerca da forma com que nós, espectadores, analisamos alguns famosos, bem como sua influência na indústria do entretenimento. Neste contexto, alguns deles não conseguem adquirir um equilíbrio entre a fama e sua vida pessoal, que cai diante de sua hybris (desequilíbrio interno). E um destes artistas, considerado o mito da música e do entretenimento, compreenderá esta discussão: Michael Jackson. O filósofo grego Aristóteles discutiu e revigorou a importância e verossimilhança desta literatura no ser humano. Veremos, entretanto, que mesmo com estes conflitos, o mito permanece.

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Biografía del autor/a

  • Nayana M. Moraes, Município de Macaé
    Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé, FAFIMA, e atua como professora de Língua Portuguesa no município de Macaé

Referencias

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Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MORAES, Nayana M. O rei do pop e as nuances da pós-modernidade trágica. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 7–16, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100018. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100018.. Acesso em: 3 jul. 2024.