Os desafios da educação: a cibercultura na educação e a docência online
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100027Palavras-chave:
Educação a distância, Educação online, Cibercultura, Interatividade, Ambientes virtuais de aprendizagemResumo
A disseminação e a popularização da Internet, juntamente com as novas tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), provocam impactos na educação, contribuindo para a melhoria do ensino e/ou aprendizagem a distância e também com mudanças significativas para a educação presencial, que não aceita mais os modelos tradicionais. A qualidade e a eficácia de um curso a distância passam por questões múltiplas, mas é fundamental que o professor tenha conhecimento sobre o ambiente no qual são ministradas as aulas, bem como suas tecnologias de suporte. Porém, as tecnologias se alteram tão rapidamente que dificultam a inserção e o domínio dos professores nesse universo tecnológico. Evidencia-se a necessidade de se investir na valorização e na formação continuada dos professores e também, na atualização constante de sua prática pedagógica e na urgência de capacitar o professor para a docência online, pois no âmbito da cibercultura, a educação na modalidade a distância é cada vez mais online.Downloads
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