Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia

Autores

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
  • Mírian Belarmindo da Silva
  • José Leonídio Varejão

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100030

Palavras-chave:

Trabalho de Campo, Percepção, Interdisciplinaridade, Teoria e Prática

Resumo

O trabalho de campo é essencialmente importante para a formação dos alunos, do ensino básico ao superior, independente do curso. Este artigo, em especial, focaliza o trabalho dos alunos da geografia. Com base nos três pontos que a compõem, a aula de campo (pré-campo, campo e pós-campo), pretende-se explorar um novo parâmetro que a educação pode seguir na compreensão da teoria e prática. As análises feitas utilizam a corrente da geografia crítica para instigar a curiosidade e a percepção do aluno e para pôr em prática a interdisciplinaridade, com o objetivo de enriquecer cada vez mais a sua formação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • Mírian Belarmindo da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • José Leonídio Varejão
    Mestre Professor de Geografia Física do Instituto Federal Fluminense e Orientador.

Referências

BEZERRA. P. SMITH. P. Trabalhando a Curiosidade Científica na Sala de Aula de Química: Perspectivas e Possibilidades de Mudanças? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., [2006]. ISSN 0212-4521.

CASTELLAR. S. Currículo, Educação Geográfica e Formação Docente. Desafios e Perspectivas, v.2, n.2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/tamoios/anterior.htm> . Acesso em: 10 ago. 2010.

CUNHA. C. GUIMARÃES. O. ARAÚJO. M. VASCONCELLOS. E. MARTINS. J. REIS-NETO. J. MARTINS. F. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terra e didática, v.4, 2008. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.

FALCÃO. W. PEREIRA. W. A Aula de Campo na Formação Crítico/cidadão do aluno: Uma Alternativa para o Ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.

FEITOSA, L. Despertando a curiosidade do aluno através da problematização e projetos de aprendizagem. [s.d.]. Artigo (Mestranda, especialista em Educação). Universidade de Alcalá. Disponível em <http://www.webartigos.com/articles/30942/1/Despertando-a-curiosidade-do-aluno-atraves-da-problematizacao-e-projetos-de-aprendizagem/pagina1.html>. Acesso em: 18 mar. 2010.

FIGUEIREDO. V. SILVA. G. A importância da aula de campo na prática em geografia. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.

MARQUES. L. PRAIA. J. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terra e didática, v.5, 2009. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.

MEMÓRIA viva. Disponível em: <http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm> Acesso em: 20 mar. 2010.

OLIVEIRA. M. SANTOS. E. Transformações do espaço na rua XV novembro pelo “olhar” dos alunos. Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia para o Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Paraná, [2003].

ROCHA. I. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs : contributos do caderno da realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana - Bahia. 2003. Disponível em: <http://alternanciapedagogia.blogspot.com/2009/08/plano-de-estudo.html>. Acesso em: 25 mar. 2010.

ROCHA. J. Diálogo entre as Categorias da Geografia: Espaço, Território, e Paisagem. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

SANTOS. M. Da Totalidade ao Lugar. 1 ed. São Paulo: Editora Edusp. 2005.

SORTEGAGNA, A.; NEGRÃO, O. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terra e didática, v.1, 2005. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica. Acesso em: 13 ago. 2010.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SILVA, Juliana Santana Ribeiro da; SILVA, Mírian Belarmindo da; VAREJÃO, José Leonídio. Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 187–198, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100030. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100030.. Acesso em: 22 dez. 2024.