Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100030Palavras-chave:
Trabalho de Campo, Percepção, Interdisciplinaridade, Teoria e PráticaResumo
O trabalho de campo é essencialmente importante para a formação dos alunos, do ensino básico ao superior, independente do curso. Este artigo, em especial, focaliza o trabalho dos alunos da geografia. Com base nos três pontos que a compõem, a aula de campo (pré-campo, campo e pós-campo), pretende-se explorar um novo parâmetro que a educação pode seguir na compreensão da teoria e prática. As análises feitas utilizam a corrente da geografia crítica para instigar a curiosidade e a percepção do aluno e para pôr em prática a interdisciplinaridade, com o objetivo de enriquecer cada vez mais a sua formação.Downloads
Referências
BEZERRA. P. SMITH. P. Trabalhando a Curiosidade Científica na Sala de Aula de Química: Perspectivas e Possibilidades de Mudanças? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., [2006]. ISSN 0212-4521.
CASTELLAR. S. Currículo, Educação Geográfica e Formação Docente. Desafios e Perspectivas, v.2, n.2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/tamoios/anterior.htm> . Acesso em: 10 ago. 2010.
CUNHA. C. GUIMARÃES. O. ARAÚJO. M. VASCONCELLOS. E. MARTINS. J. REIS-NETO. J. MARTINS. F. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terra e didática, v.4, 2008. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.
FALCÃO. W. PEREIRA. W. A Aula de Campo na Formação Crítico/cidadão do aluno: Uma Alternativa para o Ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.
FEITOSA, L. Despertando a curiosidade do aluno através da problematização e projetos de aprendizagem. [s.d.]. Artigo (Mestranda, especialista em Educação). Universidade de Alcalá. Disponível em <http://www.webartigos.com/articles/30942/1/Despertando-a-curiosidade-do-aluno-atraves-da-problematizacao-e-projetos-de-aprendizagem/pagina1.html>. Acesso em: 18 mar. 2010.
FIGUEIREDO. V. SILVA. G. A importância da aula de campo na prática em geografia. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.
MARQUES. L. PRAIA. J. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terra e didática, v.5, 2009. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.
MEMÓRIA viva. Disponível em: <http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm> Acesso em: 20 mar. 2010.
OLIVEIRA. M. SANTOS. E. Transformações do espaço na rua XV novembro pelo “olhar” dos alunos. Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia para o Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Paraná, [2003].
ROCHA. I. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs : contributos do caderno da realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana - Bahia. 2003. Disponível em: <http://alternanciapedagogia.blogspot.com/2009/08/plano-de-estudo.html>. Acesso em: 25 mar. 2010.
ROCHA. J. Diálogo entre as Categorias da Geografia: Espaço, Território, e Paisagem. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.
SANTOS. M. Da Totalidade ao Lugar. 1 ed. São Paulo: Editora Edusp. 2005.
SORTEGAGNA, A.; NEGRÃO, O. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terra e didática, v.1, 2005. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica. Acesso em: 13 ago. 2010.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).