Other paths of education: the importance of field work in geography

Authors

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
  • Mírian Belarmindo da Silva
  • José Leonídio Varejão

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100030

Keywords:

Field work, Perception, Interdisciplinarity, Theory and Practice

Abstract

Field work is especially important for the training of students, from elementary school to any course in higher education. This article focuses on projects developed by students of Geography. Based on the three elements that make up a class on the subject (pre-field, field and post-field), the study discusses a new standard which may guide the understanding of the theory and practice. The analyses presented in the article were oriented by trends in critical geography to arise curiosity and perception of students and implement an interdisciplinary approach, and aiming at improving their educational experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Juliana Santana Ribeiro da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • Mírian Belarmindo da Silva
    Graduanda em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense
  • José Leonídio Varejão
    Mestre Professor de Geografia Física do Instituto Federal Fluminense e Orientador.

References

BEZERRA. P. SMITH. P. Trabalhando a Curiosidade Científica na Sala de Aula de Química: Perspectivas e Possibilidades de Mudanças? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., [2006]. ISSN 0212-4521.

CASTELLAR. S. Currículo, Educação Geográfica e Formação Docente. Desafios e Perspectivas, v.2, n.2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/tamoios/anterior.htm> . Acesso em: 10 ago. 2010.

CUNHA. C. GUIMARÃES. O. ARAÚJO. M. VASCONCELLOS. E. MARTINS. J. REIS-NETO. J. MARTINS. F. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terra e didática, v.4, 2008. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.

FALCÃO. W. PEREIRA. W. A Aula de Campo na Formação Crítico/cidadão do aluno: Uma Alternativa para o Ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.

FEITOSA, L. Despertando a curiosidade do aluno através da problematização e projetos de aprendizagem. [s.d.]. Artigo (Mestranda, especialista em Educação). Universidade de Alcalá. Disponível em <http://www.webartigos.com/articles/30942/1/Despertando-a-curiosidade-do-aluno-atraves-da-problematizacao-e-projetos-de-aprendizagem/pagina1.html>. Acesso em: 18 mar. 2010.

FIGUEIREDO. V. SILVA. G. A importância da aula de campo na prática em geografia. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.

MARQUES. L. PRAIA. J. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terra e didática, v.5, 2009. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.

MEMÓRIA viva. Disponível em: <http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm> Acesso em: 20 mar. 2010.

OLIVEIRA. M. SANTOS. E. Transformações do espaço na rua XV novembro pelo “olhar” dos alunos. Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia para o Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Paraná, [2003].

ROCHA. I. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs : contributos do caderno da realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana - Bahia. 2003. Disponível em: <http://alternanciapedagogia.blogspot.com/2009/08/plano-de-estudo.html>. Acesso em: 25 mar. 2010.

ROCHA. J. Diálogo entre as Categorias da Geografia: Espaço, Território, e Paisagem. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.

SANTOS. M. Da Totalidade ao Lugar. 1 ed. São Paulo: Editora Edusp. 2005.

SORTEGAGNA, A.; NEGRÃO, O. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terra e didática, v.1, 2005. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica. Acesso em: 13 ago. 2010.

Issue

Section

Original articles

How to Cite

SILVA, Juliana Santana Ribeiro da; SILVA, Mírian Belarmindo da; VAREJÃO, José Leonídio. Other paths of education: the importance of field work in geography. Revista Vértices, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 187–198, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20100030. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20100030.. Acesso em: 22 jul. 2024.