Os (des)caminhos da educação: a importância do trabalho de campo na geografia
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20100030Palabras clave:
Trabalho de Campo, Percepção, Interdisciplinaridade, Teoria e PráticaResumen
O trabalho de campo é essencialmente importante para a formação dos alunos, do ensino básico ao superior, independente do curso. Este artigo, em especial, focaliza o trabalho dos alunos da geografia. Com base nos três pontos que a compõem, a aula de campo (pré-campo, campo e pós-campo), pretende-se explorar um novo parâmetro que a educação pode seguir na compreensão da teoria e prática. As análises feitas utilizam a corrente da geografia crítica para instigar a curiosidade e a percepção do aluno e para pôr em prática a interdisciplinaridade, com o objetivo de enriquecer cada vez mais a sua formação.Descargas
Referencias
BEZERRA. P. SMITH. P. Trabalhando a Curiosidade Científica na Sala de Aula de Química: Perspectivas e Possibilidades de Mudanças? In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 8., [2006]. ISSN 0212-4521.
CASTELLAR. S. Currículo, Educação Geográfica e Formação Docente. Desafios e Perspectivas, v.2, n.2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.ffp.uerj.br/tamoios/anterior.htm> . Acesso em: 10 ago. 2010.
CUNHA. C. GUIMARÃES. O. ARAÚJO. M. VASCONCELLOS. E. MARTINS. J. REIS-NETO. J. MARTINS. F. Ensino de técnicas de análises de minerais com ênfase na interpretação de dados: teoria e prática na formação do geólogo. Terra e didática, v.4, 2008. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.
FALCÃO. W. PEREIRA. W. A Aula de Campo na Formação Crítico/cidadão do aluno: Uma Alternativa para o Ensino de Geografia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.
FEITOSA, L. Despertando a curiosidade do aluno através da problematização e projetos de aprendizagem. [s.d.]. Artigo (Mestranda, especialista em Educação). Universidade de Alcalá. Disponível em <http://www.webartigos.com/articles/30942/1/Despertando-a-curiosidade-do-aluno-atraves-da-problematizacao-e-projetos-de-aprendizagem/pagina1.html>. Acesso em: 18 mar. 2010.
FIGUEIREDO. V. SILVA. G. A importância da aula de campo na prática em geografia. ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA– ENPEG, 10., Porto Alegre, RS, 2009.
MARQUES. L. PRAIA. J. Educação em Ciência: actividades exteriores à sala de aula. Terra e didática, v.5, 2009. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica/. Acesso em: 13 ago. 2010.
MEMÓRIA viva. Disponível em: <http://www.memoriaviva.com.br/drummond/verso.htm> Acesso em: 20 mar. 2010.
OLIVEIRA. M. SANTOS. E. Transformações do espaço na rua XV novembro pelo “olhar” dos alunos. Relatório apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia para o Ensino Fundamental do curso de Licenciatura em Geografia - Universidade Federal do Paraná, [2003].
ROCHA. I. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs : contributos do caderno da realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana - Bahia. 2003. Disponível em: <http://alternanciapedagogia.blogspot.com/2009/08/plano-de-estudo.html>. Acesso em: 25 mar. 2010.
ROCHA. J. Diálogo entre as Categorias da Geografia: Espaço, Território, e Paisagem. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008.
SANTOS. M. Da Totalidade ao Lugar. 1 ed. São Paulo: Editora Edusp. 2005.
SORTEGAGNA, A.; NEGRÃO, O. Trabalhos de campo na disciplina de Geologia Introdutória: a saída autônoma e seu papel didático. Terra e didática, v.1, 2005. Disponível em: www.ige.unicamp.br/terraedidatica. Acesso em: 13 ago. 2010.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Los autores del manuscrito enviado a la revista Vértices, representados aquí por el autor correspondiente, aceptan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista Vértices el derecho de primera publicación.
Al mismo tiempo, el trabajo está licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite a terceros copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato y mezclar, transformar y construir sobre su contenido para cualquier propósito legal, incluso comercial, siempre que el trabajo original se cite correctamente.
Los autores no recibirán ningún pago material por su manuscrito y la Essentia Editora lo pondrá a disposición en línea en modo de acceso abierto, a través de su propio sistema o de otras bases de datos.
Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en la revista Vértices (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Se permite y se alienta a los autores a difundir y distribuir en línea la versión posterior a la publicación (es decir, la versión final posterior al arbitraje) o la versión PDF del editor en distintas fuentes de información (por ejemplo, en repositorios institucionales, temáticos o páginas web personales) en cualquier momento después de la primera publicación del artículo por la revista Vértices.
La Essentia Editora puede realizar cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales con el fin de mantener el estándar culto de la lengua, con el consentimiento final de los autores.
Las opiniones expresadas en el manuscrito son responsabilidad exclusiva de los autores.