Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES)

Autores

  • Marconi Freitas-da-Costa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Sara Oliveira e Silva
  • Thatiana Gomes Menezes da Costa

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110003

Palavras-chave:

Marketing educacional, Planejamento estratégico, Concorrência

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar as competências de marketing dos gestores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), sendo uma pública e uma privada, fazendo um paralelo entre os conhecimentos de cada gestor com a teoria do marketing. Para a realização deste artigo utilizaram-se pesquisas exploratórias, pesquisa qualitativa e estudo de dois casos, através de uma entrevista semiestruturada. De acordo com a pesquisa, foi possível constatar que as IES tanto pública quanto privada utilizam o marketing, porém de formas diferenciadas. Enquanto a primeira utiliza algumas ferramentas do assunto, a segunda as utiliza de maneira mais aprofundada e com maior profissionalismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marconi Freitas-da-Costa, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Professor da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Campus Caruaru, Rodovia BR 104, km 59, s/n, Nova Caruaru, Caruaru-PE, CEP: 55016-630. Email: marconi_costa@hotmail.com
  • Sara Oliveira e Silva
    Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000. E-mail: epa.fasete@gmail.com
  • Thatiana Gomes Menezes da Costa
    Graduada em Administração pela FASETE, Rua Vereador José Moreira, 1000, Centro, Paulo Afonso-BA, CEP: 48600-000. Email: thatianagmcosta@hotmail.com

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. 1.ed. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003.

DRUCKER, Peter. Management: tasks, responsabilities, practices. New York: Harper and Row, 1973.

GARVIN, David. The Economics of University Behavior. New York: Academic Press, 1980.

INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/default.asp>. Acesso em: 21 out. 2007.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KOTLER, Philip; FOX, Karen F.A. Marketing Estratégico para Instituições Educacionais. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MCKAY, Edward S. The Marketing Mystique. New York: American Management Association, 1972.

MERRIAN, S.B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey - Bass, 1998.

RODRIGUES, Leandro. Demanda provoca expansão: escolas se espandem para regiões do país onde é menor a oferta de vagas. Ensino Superior, São Paulo, v. 6, n.71, p.20, ago. 2004.

RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

VAZ, Gil Nuno. Marketing Institucional: o mercado de idéias e imagens. São Paulo: Thomson, 2003.

Downloads

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

FREITAS-DA-COSTA, Marconi; SILVA, Sara Oliveira e; COSTA, Thatiana Gomes Menezes da. Competências de marketing exigidas para os gestores de Instituições de Ensino Superior (IES). Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 37–60, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110003. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110003.. Acesso em: 22 nov. 2024.