Memória e Literatura: uma perspectiva hermenêutica
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120035Palavras-chave:
Memória, Literatura, Experiência Testemunhal, LinguagemResumo
Este artigo reflete sobre a memória e a literatura, ambas inseridas numa perspectiva hermenêutica. Mostraremos que uma obra literária tanto quanto um documento e/ou arquivo histórico precisam ser interpretados, isto é, não devem ser compreendidos somente no que dizem, mas também nas experiências que testemunham em suas entrelinhas. O que os leitores apreendem desta narrativa histórico-literária não seria a vida em si, que permanece um enigma, entretanto, compreenderia os significados em que a vida se traduz, ou seja, suas categorias. Uma dessas categorias manifesta-se nas obras artísticas: a estética e o seu anverso - a ética. A literatura pode ser vista como uma obra ensaística que se opera na manifestação específica da linguagem.Downloads
Referências
BALLY, Charles. El Lenguaje La Vida. Buenos Aires: Losada, 1972.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Trad. de Mauro Gama e Claúdia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BORNHEIM, Gerd. Metafísica e Finitude. São Paulo: Perspectiva, 2001.
CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético: a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982.
MARGATO, Izabel; CORDEIRO GOMES, Renato (Org). Literatura/Política/Cultura:(1994-2004). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. de Peter Pàl Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Ttrad. de Bento Prado Jr e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
FERNANDES, José. O Poeta da Linguagem. Rio de Janeiro: Presença, 1983.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Trad. de Flávio Paulo Meurer. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed.34, 2006.
GANTOS, Marcelo Carlos. (Org). Campos em perspectiva. Rio de Janeiro: Papelo Virtual; UENF, 2004.
LEAL, Ivanhoé Albuquerque. História e ação na teoria da narratividade de Paul Ricoeur. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
LUCCHESI, Ivo. Crise e Escritura; uma leitura de Clarice Lispector e Vergílio Ferreira. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MOSÉ, Viviane. Nietzsche e a grande política da linguagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
NUNES, Benedito; JOSÉ CAMPOS, Maria. (Org). Hermenêutica e poesia: o pensamento poético. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. (Org). História, memória, literatura: o Testemunho na Era das Catástrofes. São Paulo: Editora da Unicamp, 2003.
STEINER, George. Gramática da Criação. Trad. de Sérgio Augusto de Andrade. São Paulo: Globo, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).