Memória e Literatura: uma perspectiva hermenêutica

Autores

  • Luciana Ferreira Tavares Rede Estadual de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120035

Palavras-chave:

Memória, Literatura, Experiência Testemunhal, Linguagem

Resumo

Este artigo reflete sobre a memória e a literatura, ambas inseridas numa perspectiva hermenêutica. Mostraremos que uma obra literária tanto quanto um documento e/ou arquivo histórico precisam ser interpretados, isto é, não devem ser compreendidos somente no que dizem, mas também nas experiências que testemunham em suas entrelinhas. O que os leitores apreendem desta narrativa histórico-literária não seria a vida em si, que permanece um enigma, entretanto, compreenderia os significados em que a vida se traduz, ou seja, suas categorias. Uma dessas categorias manifesta-se nas obras artísticas: a estética e o seu anverso - a ética. A literatura pode ser vista como uma obra ensaística que se opera na manifestação específica da linguagem.

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Biografia do Autor

  • Luciana Ferreira Tavares, Rede Estadual de Ensino
    Mestranda do Curso de Cognição e Linguagem (UENF), Pós-graduada em Administração Pública: Gestão Patrimonial e Diagnóstico de Instalações Escolares e graduada em letras (português e literatura de língua portuguesa). Professora da Rede Estadual de Ensino e do Curso Pró-Cefet – Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil. E-mail: lucianatavares98@yahoo.com.br.

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Publicado

30-11-2012

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TAVARES, Luciana Ferreira. Memória e Literatura: uma perspectiva hermenêutica. Revista Vértices, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 117–128, 2012. DOI: 10.5935/1809-2667.20120035. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20120035.. Acesso em: 22 dez. 2024.