Um Percurso Musical: dos lundus à sonoridade buarqueana

Autores

  • Arlete Parrilha Sendra UENF
  • Luciana Ferreira Tavares Rede Estadual de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110015

Palavras-chave:

Música Popular Brasileira, Chico Buarque, Composições Melódicas

Resumo

Este artigo aborda a trajetória histórico-social da Música Popular Brasileira – MPB – até a entrada, em cena, de Chico Buarque de Hollanda. A relevância do tema se impõe por ser um resgate dos diversos momentos musicais e do que esses momentos trazem de brasilidade. Suas composições melódicas são marcadas ora por recursos estéticos de base erudita – voltados para uma leitura verticalizada de sua obra no que tange à sua disposição poética e ao seu desenho melódico, ora os de base popular – voltados para um diálogo com o povo, trazendo à tona uma polifonia rítmica.

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Biografia do Autor

  • Arlete Parrilha Sendra, UENF
    Pós-doutora em semiótica, Doutora em Literatura de Língua Portuguesa, mestre em Literatura Brasileira e graduada em letras clássicas (português, latim e grego). Atualmente, é docente e pesquisadora da UENF e membro da Academia Campista de Letras.
  • Luciana Ferreira Tavares, Rede Estadual de Ensino
    Mestranda do Curso de Cognição e Linguagem (UENF), Pós-graduada em Administração Pública: Gestão Patrimonial e Diagnóstico de Instalações Escolares e graduada em letras (português e literatura de língua portuguesa). Professora da Rede Estadual de Ensino e do Curso Pró-Cefet

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Publicado

26-10-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SENDRA, Arlete Parrilha; TAVARES, Luciana Ferreira. Um Percurso Musical: dos lundus à sonoridade buarqueana. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 79–100, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110015. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110015.. Acesso em: 5 nov. 2024.