Max Horkheimer: o projeto da teoria crítica e seu caráter formativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v25n22023.19095

Palavras-chave:

Max Horkheimer, Teoria Crítica, Subjetividade, Razão instrumental

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o caráter formativo que está na base da Teoria Crítica, especialmente no pensamento de Max Horkheimer, cujas análises voltam-se para os fatores sociais, políticos, econômicos e culturais que, perpassados pelo conceito de racionalidade burguesa, inspiram a irracionalidade da dinâmica produtiva e político-cultural do início do século XX. Nesse sentido, a crítica sobre a razão que se faz instrumento do domínio da sociedade industrial desenvolvida, sobre a cultura que se reifica em produtos do consumo e sobre a subjetividade moldada por fatores psicossociais do processo civilizatório é basilar do projeto de Horkheimer. A análise da racionalidade positiva eleva o projeto à delimitação das fronteiras entre a teoria tradicional e a teoria crítica e possibilita denunciar os limites da razão que se mitifica. Nesse aspecto, Horkheimer procura fundamentar o caráter crítico da racionalidade, no sentido de superar a cegueira histórica a que se deixou submeter.

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Biografia do Autor

  • José Mateus Bido, Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Avançado Goioerê/PR
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) Campus Avançado Goioerê/PR – Brasil. E-mail: jose.bido@ifpr.edu.br.
  • Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá/PR
    Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada na Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá/PR – Brasil. E-mail: mtbgaluch@uem.br.
  • Eduardo Borba Gilioli, Secretaria Estadual de Educação do Paraná, Loanda/PR
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor efetivo na secretaria de Estado da Educação do Paraná (Educação Básica) – Loanda/PR – Brasil. E-mail: eduardoborbagilioli@hotmail.com.

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Publicado

23-08-2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

BIDO, José Mateus; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; GILIOLI, Eduardo Borba. Max Horkheimer: o projeto da teoria crítica e seu caráter formativo. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25219095, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.19095. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/19095.. Acesso em: 22 dez. 2024.