Design em Inovação Social: estratégias geradas a partir de um estudo com o Clube de Mães da Vila Torres
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n32025.23543Palavras-chave:
design estratégico, inovação social, cocriação, autonomia produtiva, mulheresResumo
Este artigo explora o Design Estratégico aplicado à Inovação Social, a partir de um projeto de mestrado realizado com o Clube de Mães da Vila Torres, em Curitiba/PR. O objetivo é apresentar os resultados obtidos na construção colaborativa de projetos futuros da organização. Utilizando o método de estudo de caso, é descrita e analisada a experiência de cocriação desenvolvida com as integrantes do clube, em que foram empregadas quatro ferramentas de design que demandaram participação ativa dos stakeholders na abordagem da questão central identificada. Os achados apontam que o design, ao ser instrumentalizado por essas ferramentas, mostrou-se eficiente na estruturação dos projetos ainda em fase de planejamento. Entretanto, o estudo também revelou distâncias entre teoria e prática, especialmente no que se refere às adaptações realizadas ao longo do processo, com o intuito de incluir discussões sobre autonomia produtiva e sua relevância para as mulheres envolvidas na iniciativaDownloads
Referências
BARBOSA, A. B. A.; ZACAR, C. R. H.; LEITE, M. K. Cocriação de Estratégias do Design: Estudo de caso na aplicação de ferramentas utilizadas com o Clube de Mães de Curitiba/PR. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, P&D DESIGN, 15., 2024, Manaus. Manaus: EDUA, 2024. v. 15. p. 1-22.
BARBOSA, A. B. A. Design Estratégico em Inovação Social para Negócios Sociais: Recomendações para o Planejamento Organizacional do Clube de Mães da Vila Torres, Curitiba/PR. 2024. 431p. Dissertação (Mestrado em Design) ‒ Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024. BERTH, J. Empoderamento. São Paulo: Jandaíra, 2020.
UM CLUBE de Mães que atende pais e jovens da Vila Torres. Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, 2019. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/um-clube-de-maes-que-atende-pais-e-jovens-da-vila-torres/51931. Acesso em: 1 fev. 2023.
FREIRE, K. M. Design Estratégico para a Inovação Social. In: FREIRE, K. M. Design Estratégico para a Inovação Cultural e Social. Porto Alegre: Ed. dos Autores, 2021.
KLEBA, M. E.; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 733-743, out. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/pnCDbh88LDqWwDTx9pGK39h/. Acesso em: 26 dez. 2025.
MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E- papers, 2008.
MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas como caminho para o design. Tradução de Fernando Gandolfi. São Paulo: Blucher, 2015.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
NORONHA, R. G.; CAMPOS, L. F. A.; PÊGO, K. A. C.; SANTOS, A. (org.). Comunidades criativas e saberes locais: design no contexto social e cultural de baixa renda. Curitiba, PR: Insight, 2022.
NORONHA, R. G.; FARIAS, L. G. D.; PORTELA, R. L. Design, artesanato e participação: reflexões para a autonomia produtiva de mulheres artesãs no Maranhão. DAT Journal, v. 7, n. 4, p. 124-143, 2022. DOI: https://doi.org/10.29147/datjournal.v7i4.642. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/642. Acesso em: 26 dez. 2025.
SANTOS, A. (org.). Seleção do método de pesquisa: guia para pós-graduando em design e áreas afins. Curitiba: Insight, 2018. Disponível em: https://editorainsight.com.br/produto/selecao-do-metodo-de-pesquisa-guia-para-pos-graduandos-em-design-e-areas-afins-pdf/. Acesso em: 26 dez. 2025.
SANTOS, A. (org.). Design para a sustentabilidade: dimensão social. Curitiba: Insight, 2019.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Daniel Grassi. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
YUNUS, M. Criando um negócio social: como iniciativas economicamente viáveis podem solucionar os grandes problemas da sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Beatriz Avelino Barbosa, Claudia Regina Hasegawa Zacar, Marta Karina Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).














1.png)


