Estudo do potencial energético dos resíduos depositados no aterro sanitário de Macaé com o uso da tecnologia de digestão anaeróbica acelerada
Palavras-chave:
Lixo macaense, Impacto ambiental, Aproveitamento energéticoResumo
Este trabalho destaca a relevância da instalação de um projeto de aproveitamento da energia dos resíduos devido aos sérios impactos causados pela atual disposição destes. Apresenta as principais fontes de energia e a importância de mudança na matriz energética brasileira para uso de fontes energéticas que, além de serem menos poluentes, possam reduzir significativamente a emissão de gases tóxicos, destacando os resíduos depositados em vazadouros a céu aberto. O presente trabalho busca expor a situação dos resíduos sólidos urbanos no Brasil e propõe uma alternativa para minimizar os impactos negativos causados por estes, ressaltando a situação de Macaé no ano de 2008, uma da cidade que, além de ser grande produtora de petróleo, atualmente não possui um destino de lixo adequado. Através de pesquisas das tecnologias disponíveis para a conversibilidade da energia a partir de resíduos, a tecnologia DRANCO foi escolhida para neste estudo para avaliação da viabilidade econômica, dos aspectos sociais e ambientais, no contexto de créditos de carbono e arrecadação dos royalties.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).