Alternativas de tratamento de água para comunidades rurais
Palavras-chave:
Águas superficiais e subterrâneas, Saneamento básico, Estação de tratamento de águaResumo
O município de Campos dos Goytacazes, localizado na região Norte do Estado do Rio de Janeiro, é uma região privilegiada, como quase todo o país, com relação à distribuição natural de água. Porém, pela sua vasta extensão territorial e crescimento desordenado, algumas de suas localidades não contam com distribuição de água encanada pela rede de abastecimento, além da ausência de tratamento de efluentes domésticos, o que estimula o uso de fossas sépticas. Nesta dissertação, foca-se a análise da água consumida pela população de Campo Novo e Venda Nova, em Campos dos Goytacazes – RJ. Foram observadas as irregularidades sobre os locais em que os poços foram perfurados, assim como, a grande ocorrência de doenças de veiculação hídrica entre seus habitantes. Diante desse cenário, são propostas alternativas de tratamento de água pelo desenvolvimento de uma estação de tratamento de água, preconizando baixo custo e viabilizando a distribuição de água de qualidade para essas comunidades rurais.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).