Situações Propostas no Livro Didático de Matemática Utilizado no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Contexto e Aplicações
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p51-71Palavras-chave:
Livro Didático, Situações Matemáticas, Enfoque Ontossemiótico, ContextualizaçãoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado da análise das situações matemáticas que são propostas no livro didático utilizado em um curso de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A análise do livro baseou-se em pesquisa documental e requereu uma revisão bibliográfica sobre contextualização e Enfoque Ontossemiótico do Conhecimento e Educação Matemática. Em relação ao contexto, foram investigadas as situações apresentadas na introdução dos conteúdos e nas atividades propostas. No que se refere aos conhecimentos prévios e emergentes, foram analisadas somente as atividades propostas. Verificou-se que, nas atividades de introdução, prevalece o contexto da realidade; e nas propostas, o da própria Matemática. Esses dados mostram a expressividade de atividades de cálculos algorítmicos, que contribuem para a aprendizagem de técnicas e propriedades, mas não para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Assim, considera-se que os autores poderiam ter distribuído as atividades de maneira mais uniforme. Ressalta-se ainda que as atividades também não contemplam a realidade da área técnica.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).