Que currículo escolar favorece uma educação inclusiva?

Autores

  • Sandra Alves da Silva Santiago Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação - Campus I), João Pessoa/PB

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v18n32016p73-79

Palavras-chave:

Currículo, Inclusão, Escola

Resumo

O presente artigo discute os significados do currículo escolar frente à proposta inclusiva. A partir de um estudo bibliográfico analisou as diferentes perspectivas de currículo, e fundamentado na análise documental, estudou os diferentes dispositivos legais que sustentam a perspectiva inclusiva. Com base nestas análises, os resultados apontam para a tendência de currículo Pós-Crítica como a que melhor atende as necessidades de construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. E considera que a tendência pós-crítica do currículo rompe com o jeito de ser e fazer a escola e questiona as verdades absolutas de que os alunos com deficiência necessitam de uma escola diferente ou segregadora.  

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Biografia do Autor

  • Sandra Alves da Silva Santiago, Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação - Campus I), João Pessoa/PB
    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora da Universidade Federal da Paraíba (Centro de Educação - Campus I), João Pessoa/PB - Brasil. E-mail: sandraassantiago@hotmail.com.

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Publicado

30-12-2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

SANTIAGO, Sandra Alves da Silva. Que currículo escolar favorece uma educação inclusiva?. Revista Vértices, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 73–79, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v18n32016p73-79. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/6947.. Acesso em: 26 dez. 2024.