Eu leio. Você lê? Desafios e possibilidades no trabalho com o letramento literário
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p59-75Palavras-chave:
Leitura, Mediação, Letramento literárioResumo
Este artigo é resultante de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), que teve como objetivo analisar os fatores contribuintes para o processo de formação leitora do texto literário, a fim de verificar como os jovens fazem suas escolhas de textos literários, bem como conhecer as dificuldades e facilidades que enfrentam em contato com esses gêneros. Para tanto, utilizamos a pesquisa quantiqualitativa por meio da aplicação de questionário constituído de perguntas abertas e aplicado com os alunos dos cursos Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)/campus Sousa. Analisamos também as percepções advindas das observações do Clube Leitor do mesmo campus, na tentativa de verificar de que forma a intervenção de atividades que medeiam o letramento literário favorecem o estímulo à formação leitora. Com base na análise de dados, observamos que o elemento que distancia o aluno da leitura é a falta de incentivo, ou seja, da construção de uma atmosfera que o envolva, tanto na sala de aula, quanto nos demais ambientes que o acolhem. Para superar isso, faz-se necessário que o professor possua um aparato teórico-metodológico norteador em suas aulas, uma vez que a mediação favorece o letramento literário, tendo como suporte o Método Recepcional e uma concepção de leitura que articulam o interacional ao discursivo, auxiliando na organização e na seleção de textos, de modo a alcançar os objetivos da formação do leitor.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).