De receptor a co-enunciador: últimos 30 anos de ensino de leitura em Língua Estrangeira
Palavras-chave:
Reflexão, Ensino/aprendizagem, Língua estrangeira, Estratégias de leitura, Modelo sociointeracional, Interacionismo sócio-discursivoResumo
Esta pesquisa teve por objetivo criar espaços para (auto)reflexão sobre a situação de ensino/aprendizagem de leitura em língua estrangeira. Para tanto, buscou verificar como aulas de inglês contribuem para que o professor se conscientize sobre o processo da leitura em língua estrangeira e para a (re)construção de significados sobre esse processo. Este estudo está fundamentalmente embasado nos construtos teóricos do modelo sociointeracional de leitura (MOITA LOPES, 2000; NUNES, 2000; WIDDOWSON, 1983, 1990) aliado às estratégias de leitura (NUTTALL, 1982, 1996) e complementado pelo interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003; VYGOTSKY, 1998; BAKHTIN, 1989, 2000, entre outros). Fundamenta-se, também, em Freire (1997, 2001), Wallace (1992) e Silberstein (1987) no que tange à conscientização, reflexão e questionamentos sobre o processo de ensino/aprendizagem. Além disso, questões relacionadas ao ensino da leitura em LE foram apoiadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Língua Estrangeira (PCN-LE, 1998) e no desenvolvimento das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 1998).Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).