Design Gráfico e reestruturação produtiva da economia: um estudo sobre a padronização tecnológica e estética na formação do Tecnólogo no CEFET Campos
Palavras-chave:
Design Gráfico, Trabalho e educação, Educação profissional, Tecnologia, Estética, Pós-modernismoResumo
O horizonte temático discutido nesta dissertação feita no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, no curso de Mestrado, é a relação entre o Design e a padronização tecnológica e estética imersa na pós-modernidade. Considerando as mudanças observadas, nos anos de 1990, face à reestruturação produtiva da economia, desenvolvendo alterações na base epistemológica e estética do campo do Design, reflete-se de forma crítica as matrizes históricas e diretrizes atuais para a formação profissional do Tecnólogo em Design Gráfico no Brasil, e especificamente no CEFET Campos, apreendendo as conseqüências desenvolvidas para a formação estético-cultural dos alunos do curso. Nesta dissertação, em primeiro lugar, aborda-se, teoricamente, a problemática do Design sob o modo de produção capitalista, levando-se em questão suas conjunturas e sua estrutura, partindo da análise histórica na primeira revolução industrial, buscando suas origens e caracterizando o Design no Modernismo. Estudou-se a estética sob um enfoque marxista, buscando compreender o processo de reificação do objeto estético em mercadoria. Analisa-se mediante os referenciais teórico-metodológicos, o referente estético-cultural que foi obtido da pesquisa de campo junto aos gerentes educacionais, professores e alunos do curso de Design Gráfico do CEFET Campos, buscando construir um corpus de discussão sobre a relevância do método do uso do “desenho livre” na formação educacional do aluno/profissional designer.Downloads
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