A mercadoria design: o telos estético do empresariado brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20120023Palavras-chave:
Design. Mercadoria. Formação profissional.Resumo
Este artigo é fruto de uma organização com base em um livro do autor, com uma síntese de suas ideias centrais, em que se buscou compreender as relações sociais de produção do Design no Brasil. Refletimos sobre tais aspectos, considerando as premissas analíticas do método materialista histórico e dialético. Tais questões buscam ampliar o interesse público a fim de consolidar o debate em torno do tema que ora se expõe. Ademais, estão presentes análises relativas à subordinação do caráter do trabalho de Design, contradições, e possíveis digressões desta área sob os interesses estratégicos da classe dominante na sua formação.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).