Management instruments applied to the processes of integration between teaching, research and extension in vocational training

Authors

  • Valdinei Mendes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém/PA https://orcid.org/0000-0003-3020-2247
  • Diselma Marinho Brito Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n22022p441-469

Keywords:

Proposal, Organizational, Interdisciplinarity, Inseparability

Abstract

This article presents an experience report applied at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA) Campus Abaetetuba, and it aims to present a proposal for management instruments with a view to improving results in teaching, research, extension and innovation in vocational training. The study has a qualitative approach, within the scope of a case study and action research, during the period from 2013 to 2018, and a documentary and bibliographic research were used to achieve the results. By analyzing the reality of professional education at the IFPA Campus Abaetetuba, it was possible to propose four management instruments, which were incorporated into the organizational structure of the Campus through the approval of resolution number 267/2018 by the Superior Council of the IFPA. They are: I - Forum Permanent Integration (Working Groups – GTs, centers, areas of knowledge and technological axes); II - Environments of Integrated Practices - APIs; III - Office of Community Practices – EPCs, and IV - Junior Center for Innovation and Scientific Development - NIDCJ. Therefore, it was possible to conclude that the four management instruments constituted important actions for the construction of an institutional identity within the scope of the IFPA Campus Abaetetuba, as well as having the potential for (re)application in other units of the federal network.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Valdinei Mendes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém/PA
    Doutor em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Saneamento Ambiental (NUPESA-IFPA) e do Grupo de Pesquisa Hidráulica e Saneamento (GPHS-UFPA) – Belém/PA – Brasil. E-mail: valdineiifpa@gmail.com.
  • Diselma Marinho Brito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA
    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus Abaetetuba /PA – Brasil. E-mail: diselma.brito@ifpa.edu.br.

References

ACSELRAD, H. Apresentação. In: ACSELRAD, H. (org.) Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate. 2. ed. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2012. p. 5. Disponível em: http://beu.extension.unicen.edu.ar/xmlui/handle/123456789/347#:~:text=%E2%80%9CQuando%20as%20comunidades%20pensam%20em,afirmar%20seus%20modos%20de%20vida%E2%80%9D. Acesso em: 5 ago. 2022.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equilíbrio da extensão universitária. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EdUFSCar, 1996.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da república Federativa do Brasil 1988: texto constitucional de 5 de outubro de 1988 com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais de n.1, de 1992, a 38, de 2002, e pelas Emendas Constitucionais de Revisão de n.1 a 6, de 1994. 19.ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2002.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, jun. 2007a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/edital_chamadapublica_fase2.pdf. Acesso em: 9 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Brasília, jun. 2007b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 9 abr. 2018.

BRASIL. Lei Federal nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei /L11741.htm. Acesso em: 28 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008b. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 15 maio 2018.

BRASIL. Decreto n.º 6.986, de 20 de outubro de 2009. Regulamenta os arts. 11, 12 e 13 da Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 out. 2009.

BRASIL. Política Nacional de Extensão universitária. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Portaria nº 1.291, de 30 de dezembro de 2013. Estabelece diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e define parâmetros e normas para a sua expansão. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/41001-por-1291-2013-393-2016-setec-pdf/file. Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, D.F., 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.

BRASIL. Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília: Planalto, 2017a.

BRASIL. Instrução normativa n. 5, da SEGES/MP, de 26 de maio de 2017b. Dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/20239255/do1-2017-05-26-instrucao-normativa-n-5-de-26-de-maio-de-2017-20237783. Acesso em: 9 jun. 2018.

BRASIL. Decreto 9.203, de 22 de novembro de 2017. Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9203.htm. Acesso em: 17 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal: Concepção e Diretrizes. Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 3 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Fórum de Pró-Reitores das Universidades Públicas Brasileiras. FORPROEX. Plano nacional de extensão universitária, 2000-2001. Disponível em: http://www.renex.org/arquivos/pne/planonacionaldeextensão.doc.Acesso em: 15 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Revogado pelo Decreto nº 5.154, de 2004 Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm. Acesso em: 15 maio 2018.

BRASIL. Plano Nacional de Extensão 1999-2001. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: jan. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. CNPQ. Iniciação Científica Júnior, ICJ, Norma Específica. Anexo V da RN-017/2006. Bolsas por Quota no País.

BRASIL. Presidência da República. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1995.

COSTA, J. M.; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas-geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 37-44, 2013. ISSN 2179-8427. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20265. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/20265. Acesso em: 5 ago. 2022.

CHIAVENATO, I. Administração geral e pública. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

CHIAVENATO, I. Recursos humanos na Empresa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

CONIF. Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Anais da Reditec, 2018. Disponível em: http://portal.conif.org.br/br/institucional/conif. Acesso em: 3 jul. 2018.

CONIF. Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Fóruns. Os Fóruns são órgãos de assessoramento das Câmaras Temáticas… Disponível em: https://portal.conif.org.br/br/foruns. Acesso em: 2 jan. 2022.

FINOCCHIO JÚNIOR, J. Project Model Canvas: Gerenciamento de Projetos sem Burocracia. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 376 p.

FREIRE, P. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO. C. R. (org.). O educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1982.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a Organização da Cultura. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

IFAM. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Notícias, 2018a. Carta da Amazônia é entregue ao ministro da Educação. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/noticias/carta-da-amazonia-e-entregue-ao-ministro-da-educacao. Acesso em: 11 jun. 2018.

IFAM. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Notícias, 2018b. Diretores gerais da região Norte se reúnem em evento inédito no IFAM. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/noticias/diretores-gerais-da-regiao-norte-se-reunem-em-evento-inedito-no-ifam. Acesso em: 7 fev. 2022.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Audiência Pública para Escolha de Cursos para o Funcionamento da UNED de Abaetetuba. Abaetetuba, 05 de outubro de 2007.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 9., 2017. Anais […]. Disponível em: http://sicti.ifpa.edu.br/gestao/sicti-2016/anais/1247-anais-2017/file. Acesso em: 11 jun. 2018.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Gestão Integrada de Serviços (GIS). IFPA: Campus Abaetetuba. 2018a.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. In: INTEGRA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 1, 2018. Anais […]. 2018b. Disponível em: http://www.ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/4250-resumos-aprovados-integra-resultado-parcial/file. Acesso em: 11 jun. 2018.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Conselho Superior. Resolução 228/2018, de 22 de outubro de 2018. Cria a estrutura organizacional do Campus Abaetetuba do IFPA, com vistas à padronização de funções e atribuições. 2018c. Disponível em: https://abaetetuba.ifpa.edu.br/documentos-institucionais/0000/5657-campus-abaetetuba-organograma/file. Acesso em: 10 fev. 2022.

IFPA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Últimas Notícias, 2022: IV Mostra Integrada do CETMUL`S. Disponível em: https://abaetetuba.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/852-iv-mostra-integrada-do-cetmul-s. Acesso em: 7 fev. 2022.

MACEDO, F, C. S.; SILVA, J. S. Uma Análise acerca da Relação Teoria e Prática no Processo de Formação dos Educandos: Uma Experiência no IFMA/Codó. Acta Tecnológica, v. 6, n. 1, p. 137-151, 2011. DOI: https://doi.org/10.35818/acta.v6i1.49. Disponível em: http://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/article/view/49/53. Acesso em: 20 jun. 2018.

NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica, 2007.

ROCHA, I. X. O. Uma Reflexão sobre a Formação Integral nas EFAs: Contributos do Caderno da Realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana – Bahia. 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Nova de Lisboa, 2003.

SANTOS JÚNIOR, P. M. In: FÓRUM DE DIRETORES GERAIS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DA AMAZÔNIA, 1., 2018, Natal. Natal: CONIF, 2018. Disponível em: http http://submissao.2018.reditec.org.br/ckeditor_assets/attachments/19/1_forum_de_diretores.pdf. Acesso em: 28 set. 2018.

SILVA, C. J. R. Institutos Federais: Lei nº 1.892, de 29/11/2008: comentários e reflexões, organização. Natal: IFRN, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ setec/arquivos/pdf7/publicações. Acesso em: 3 jul. 2011.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. 14. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2005.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Editora Atlas S.A., 1987.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Florianópolis: UFSC, 2009.

Published

16-09-2022

Issue

Section

Dossiê Temático: “A pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: temas, abordagens e fontes”

How to Cite

SILVA, Valdinei Mendes da; BRITO, Diselma Marinho. Management instruments applied to the processes of integration between teaching, research and extension in vocational training. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 441–469, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n22022p441-469. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16998.. Acesso em: 4 dec. 2024.