Qualidade na Educação

Authors

  • Míriam Fernandes Xavier Dias CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20000001

Keywords:

.

Abstract

Abordaremos neste artigo a aplicação dos Programas de Qualidade na administração escolar. Apresentaremos a organização escolar típica do modelo tradicional e os Programas de Qualidade, desenvolvidos e aplicados com sucesso no mundo empresarial, mostrando como estes programas são adaptados para a gestão escolar, suas implicações no tocante ao envolvimento dos integrantes do processo e as transformações pertinentes. Após esta abordagem com enfoque geral, destacaremos o caso brasileiro que é o Programa “Escola de Qualidade Total” desenvolvido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura – atualmente Ministério da Educação e Desporto, suas metas e estratégias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Míriam Fernandes Xavier Dias, CEFET Campos
    Engenheira Eletricista, Especialista em Planejamento Educacional, Professora do CEFET Campos. Mestranda em Engenharia de Produção UENF-CCT.

References

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis : Vozes, 1993.

ENGUITA, Mariano Fernández. Juntos pero no revueltos: ensayos en torno de la reforma de la educación. Madri : Visor, 1990.

ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre : Artes Médicas, 1989.

GENTILI, Pablo A. A. e SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 2a.ed. Petrópolis : Vozes, 1995.

GLASSER,William. The quality school: managing students without coercion. Harper Publishers, 1992.

LOCKE,J.LOCKE. Pensamientos sobre la educación. Madri : Akal, 1986.

RAMOS, COSETE. Excelência na educação: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992.

SPANBAUER, Stanley J.. Um sistema de qualidade para educação. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1995.

Issue

Section

Original articles

How to Cite

DIAS, Míriam Fernandes Xavier. Qualidade na Educação. Revista Vértices, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 7–10, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20000001. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20000001.. Acesso em: 22 nov. 2024.