Qualidade na Educação
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20000001Palavras-chave:
.Resumo
Abordaremos neste artigo a aplicação dos Programas de Qualidade na administração escolar. Apresentaremos a organização escolar típica do modelo tradicional e os Programas de Qualidade, desenvolvidos e aplicados com sucesso no mundo empresarial, mostrando como estes programas são adaptados para a gestão escolar, suas implicações no tocante ao envolvimento dos integrantes do processo e as transformações pertinentes. Após esta abordagem com enfoque geral, destacaremos o caso brasileiro que é o Programa “Escola de Qualidade Total” desenvolvido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura – atualmente Ministério da Educação e Desporto, suas metas e estratégias.Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis : Vozes, 1993.
ENGUITA, Mariano Fernández. Juntos pero no revueltos: ensayos en torno de la reforma de la educación. Madri : Visor, 1990.
ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre : Artes Médicas, 1989.
GENTILI, Pablo A. A. e SILVA, Tomaz Tadeu. (Orgs). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 2a.ed. Petrópolis : Vozes, 1995.
GLASSER,William. The quality school: managing students without coercion. Harper Publishers, 1992.
LOCKE,J.LOCKE. Pensamientos sobre la educación. Madri : Akal, 1986.
RAMOS, COSETE. Excelência na educação: a escola de qualidade total. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1992.
SPANBAUER, Stanley J.. Um sistema de qualidade para educação. Rio de Janeiro : Qualitymark, 1995.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).