“É preciso sair da ilha para ver a ilha”: Perspectivas de Mentoria e Liderança em Escolas através da Internacionalização da Formação de Professores na Educação Básica Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23432

Palavras-chave:

internacionalização, liderança, colaboração, mentoria, educação básica

Resumo

Este estudo explora o papel da internacionalização responsável na Educação Básica brasileira, focando na mentoria e liderança colaborativa em escolas. O objetivo é analisar como a troca de boas práticas entre realidades educacionais distintas, como a irlandesa e a brasileira, pode fortalecer o desenvolvimento de lideranças docentes. A metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, centrada nas experiências vivenciadas pelas autoras no programa de desenvolvimento profissional realizado na Irlanda, entre 2023 e 2024 pela CAPES. Os resultados preliminares destacam a importância do profissionalismo colaborativo para enfrentar desafios comuns nas escolas, incluindo a resistência à mudança e os recursos limitados. Conclui-se que a internacionalização responsável pode potencializar a transformação da educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe
    Doutora em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sergipe, Brasil. E-mail: gcecilianeri@hotmail.com.
  • Annette Cregan, Mary Immaculate College
    Master in STEM Education from University of Limerick, Mary Immaculate College. Assistant Professor in International Education Programmes at Mary Immaculate College, Limerick, Ireland. E-mail: annette.cregan@mic.ul.ie.

Referências

BANDURA, A. Self-Efficacy: The exercise of control. New York, NY: W.H. Freeman and Company, 1997.

BANKS, J.; CONWAY, P. F.; DARMODY, M.; LEAVY, A. M.; SMYTH, E.; WATSON, D. Review of the Droichead Teacher Induction Pilot Programme. ESRI Working Paper, The Economic and Social Research Institute (ESRI), Dublin, n. 514, 2015. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3518.6329. Avaible at: https://www.researchgate.net/publication/299135570_Review_of_the_Droichead_Teacher_Induction_Pilot_Programme. Accessed: 21 May 2025.

BARTH, R. S. The culture builder. Beyond Instructional Leadership, v. 59, n. 8, p. 6-11, 2002. Available at: https://ascd.org/el/articles/the-culture-builder. Accessed: 10 Sept. 2024.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda: Edital nº 43/2022. Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/22112022_Edital_1863720_Edital_43.2022.pdf. Accessed: 2 Oct. 2024.

BROOKFIELD, S. Becoming a Critically Reflective Teacher. San Francisco: Jossey Bass, 1995.

DE PAOR, C. Lesson observation, professional conversation and teacher induction. Irish Educational Studies, v. 38, n. 1, p. 121-134, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03323315.2018.1521733. Avaible at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03323315.2018.1521733. Accessed: 21 May 2025.

DONOHOO, J.; O’LEARY, T.; HATTIE, J. The design and validation of the enabling conditions for collective teacher efficacy scale (EC-CTES). Journal of professional capital and community, v. 5, n. 2, p. 147-166, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JPCC-08-2019-0020. Available at: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/jpcc-08-2019-0020/full/html. Accessed: 10 Oct. 2024.

EGEKVIST, U. E.; LYNGDORF, N. E.; DU, X.-Y. Internationalization in schools: perspectives of school leaders. International Journal of Educational Research, v. 83, p. 20-31, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2017.02.009. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035516312976. Accessed: 8 Mar. 2025.

HARGREAVES, A.; O’CONNOR, M. T. Leading collaborative professionalism. New York: Centre for Strategic Education (CSE), 2018. (Seminar Series Paper #274). Available at: https://ccee-ca.org/wp-content/uploads/2022/04/Leading-Collaborative-Professionalism-1.pdf. Accessed: 21 May 2025.

HARRIS, A.; DEFLAMINIS, J. Distributed leadership in practice: Evidence, misconceptions and possibilities. Management in Education, v. 30, n. 4, p. 141-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0892020616656734. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0892020616656734. Accessed: 21 May 2025.

HATSEK, D. J. R.; WOICOLESCO, V. G.; ROSSO, G. P. Internacionalização na Educação Básica: um estado do conhecimento. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 14, n. 1 (35. ed.), p. 70-90, jan./maio 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10998. Available at: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10998. Accessed: 8 Mar. 2025.

HOLANDA, A. F. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Análise psicológica, v. 3, n. 24, p. 363-372, 2006. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.176. Available at: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5988. Accessed: 18 Sept. 2024.

KENNEDY, A. Models of Continuing Professional Development: A framework for analysis. Journal of In-service Education, v. 31, n. 2, p. 235-250, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/13674580500200277. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13674580500200277. Accessed: 21 May 2025.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

OPFER, V. D.; PEDDER, D. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654311413609. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654311413609. Accessed: 28 Sept. 2024.

O’REILLY, E.; COLUM, M. Newly qualified teachers and inclusion in higher education: Policy, practice and preparation. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, v. 2, n. 1, p. 64-78, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.52547/johepal.2.1.64. Available at: https://johepal.com/article-1-93-en.html. Accessed: 21 May 2025.

SARAMAGO, J. O conto da ilha desconhecida. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

STALLIVIERI, L.; VIANNA, C. T. Responsible internationalization: new paradigms for cooperation between higher education institutions. REGIT, Fatec-Itaquaquecetuba, SP, v. 14, n. 2, p. 9-30, jul./dez. 2020. Available at: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D1. Accessed: 1 Sept. 2024.

TEACHING COUNCIL. Droichead: the integrated professional induction framework, Maynooth, Kildare, 2017. Available at: https://www.teachingcouncil.ie/professional-learning/droichead-induction/. Accessed: 13 Oct. 2024.

TELES, G. C. N. S. As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do Estado de Sergipe em tempos neoliberais. 2023. 253f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. Available at: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352. Accessed: 21 May 2025.

TIMPERLEY, H. Professional conversations and improvement-focused feedback: a review of the research literature and the impact on practice and student outcomes, prepared for the Australian Institute of Teaching and School Leadership, AITSL, Melbourne, 2015. Available at: https://www.aitsl.edu.au/docs/default-source/default-document-library/professional-conversations-literature-review-oct-2015.pdf. Accessed: 21 May 2025.

VINATIER, I. Le travail de l’enseignant: Une approche par la didactique professionnelle. Bruxeles: De Boeck, 2013.

WENGER, E.; SNYDER, W. M. Communities of practice: The organizational frontier. Harvard Business Review, n. 78, p. 139-145, 2000. Available at: https://hbr.org/2000/01/communities-of-practice-the-organizational-frontier. Accessed: 1 Oct. 2024.

Publicado

08-08-2025

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

TELES, Gildete Cecilia Neri Santos; CREGAN, Annette. “É preciso sair da ilha para ver a ilha”: Perspectivas de Mentoria e Liderança em Escolas através da Internacionalização da Formação de Professores na Educação Básica Brasileira. Revista Vértices, [S. l.], v. 27, n. 1, p. e27123432, 2025. DOI: 10.19180/1809-2667.v27n12025.23432. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/23432.. Acesso em: 13 ago. 2025.