“É preciso sair da ilha para ver a ilha”: Perspectivas de Mentoria e Liderança em Escolas através da Internacionalização da Formação de Professores na Educação Básica Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v27n12025.23432Palavras-chave:
internacionalização, liderança, colaboração, mentoria, educação básicaResumo
Este estudo explora o papel da internacionalização responsável na Educação Básica brasileira, focando na mentoria e liderança colaborativa em escolas. O objetivo é analisar como a troca de boas práticas entre realidades educacionais distintas, como a irlandesa e a brasileira, pode fortalecer o desenvolvimento de lideranças docentes. A metodologia baseia-se em uma pesquisa qualitativa, centrada nas experiências vivenciadas pelas autoras no programa de desenvolvimento profissional realizado na Irlanda, entre 2023 e 2024 pela CAPES. Os resultados preliminares destacam a importância do profissionalismo colaborativo para enfrentar desafios comuns nas escolas, incluindo a resistência à mudança e os recursos limitados. Conclui-se que a internacionalização responsável pode potencializar a transformação da educação.Downloads
Referências
BANDURA, A. Self-Efficacy: The exercise of control. New York, NY: W.H. Freeman and Company, 1997.
BANKS, J.; CONWAY, P. F.; DARMODY, M.; LEAVY, A. M.; SMYTH, E.; WATSON, D. Review of the Droichead Teacher Induction Pilot Programme. ESRI Working Paper, The Economic and Social Research Institute (ESRI), Dublin, n. 514, 2015. DOI: https://doi.org/10.13140/RG.2.1.3518.6329. Avaible at: https://www.researchgate.net/publication/299135570_Review_of_the_Droichead_Teacher_Induction_Pilot_Programme. Accessed: 21 May 2025.
BARTH, R. S. The culture builder. Beyond Instructional Leadership, v. 59, n. 8, p. 6-11, 2002. Available at: https://ascd.org/el/articles/the-culture-builder. Accessed: 10 Sept. 2024.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda: Edital nº 43/2022. Available at: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/22112022_Edital_1863720_Edital_43.2022.pdf. Accessed: 2 Oct. 2024.
BROOKFIELD, S. Becoming a Critically Reflective Teacher. San Francisco: Jossey Bass, 1995.
DE PAOR, C. Lesson observation, professional conversation and teacher induction. Irish Educational Studies, v. 38, n. 1, p. 121-134, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/03323315.2018.1521733. Avaible at: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03323315.2018.1521733. Accessed: 21 May 2025.
DONOHOO, J.; O’LEARY, T.; HATTIE, J. The design and validation of the enabling conditions for collective teacher efficacy scale (EC-CTES). Journal of professional capital and community, v. 5, n. 2, p. 147-166, 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/JPCC-08-2019-0020. Available at: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/jpcc-08-2019-0020/full/html. Accessed: 10 Oct. 2024.
EGEKVIST, U. E.; LYNGDORF, N. E.; DU, X.-Y. Internationalization in schools: perspectives of school leaders. International Journal of Educational Research, v. 83, p. 20-31, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2017.02.009. Available at: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0883035516312976. Accessed: 8 Mar. 2025.
HARGREAVES, A.; O’CONNOR, M. T. Leading collaborative professionalism. New York: Centre for Strategic Education (CSE), 2018. (Seminar Series Paper #274). Available at: https://ccee-ca.org/wp-content/uploads/2022/04/Leading-Collaborative-Professionalism-1.pdf. Accessed: 21 May 2025.
HARRIS, A.; DEFLAMINIS, J. Distributed leadership in practice: Evidence, misconceptions and possibilities. Management in Education, v. 30, n. 4, p. 141-146, 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0892020616656734. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0892020616656734. Accessed: 21 May 2025.
HATSEK, D. J. R.; WOICOLESCO, V. G.; ROSSO, G. P. Internacionalização na Educação Básica: um estado do conhecimento. Revista Even. Pedagóg., Sinop, v. 14, n. 1 (35. ed.), p. 70-90, jan./maio 2023. DOI: https://doi.org/10.30681/reps.v14i1.10998. Available at: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/10998. Accessed: 8 Mar. 2025.
HOLANDA, A. F. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Análise psicológica, v. 3, n. 24, p. 363-372, 2006. DOI: https://doi.org/10.14417/ap.176. Available at: https://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5988. Accessed: 18 Sept. 2024.
KENNEDY, A. Models of Continuing Professional Development: A framework for analysis. Journal of In-service Education, v. 31, n. 2, p. 235-250, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/13674580500200277. Available at: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13674580500200277. Accessed: 21 May 2025.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
OPFER, V. D.; PEDDER, D. Conceptualizing teacher professional learning. Review of Educational Research, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011. DOI: https://doi.org/10.3102/0034654311413609. Available at: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0034654311413609. Accessed: 28 Sept. 2024.
O’REILLY, E.; COLUM, M. Newly qualified teachers and inclusion in higher education: Policy, practice and preparation. Journal of Higher Education Policy and Leadership Studies, v. 2, n. 1, p. 64-78, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.52547/johepal.2.1.64. Available at: https://johepal.com/article-1-93-en.html. Accessed: 21 May 2025.
SARAMAGO, J. O conto da ilha desconhecida. 11. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
STALLIVIERI, L.; VIANNA, C. T. Responsible internationalization: new paradigms for cooperation between higher education institutions. REGIT, Fatec-Itaquaquecetuba, SP, v. 14, n. 2, p. 9-30, jul./dez. 2020. Available at: http://www.revista.fatecitaqua.edu.br/index.php/regit/article/view/REGIT14-D1. Accessed: 1 Sept. 2024.
TEACHING COUNCIL. Droichead: the integrated professional induction framework, Maynooth, Kildare, 2017. Available at: https://www.teachingcouncil.ie/professional-learning/droichead-induction/. Accessed: 13 Oct. 2024.
TELES, G. C. N. S. As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do Estado de Sergipe em tempos neoliberais. 2023. 253f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. Available at: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352. Accessed: 21 May 2025.
TIMPERLEY, H. Professional conversations and improvement-focused feedback: a review of the research literature and the impact on practice and student outcomes, prepared for the Australian Institute of Teaching and School Leadership, AITSL, Melbourne, 2015. Available at: https://www.aitsl.edu.au/docs/default-source/default-document-library/professional-conversations-literature-review-oct-2015.pdf. Accessed: 21 May 2025.
VINATIER, I. Le travail de l’enseignant: Une approche par la didactique professionnelle. Bruxeles: De Boeck, 2013.
WENGER, E.; SNYDER, W. M. Communities of practice: The organizational frontier. Harvard Business Review, n. 78, p. 139-145, 2000. Available at: https://hbr.org/2000/01/communities-of-practice-the-organizational-frontier. Accessed: 1 Oct. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Annette Cregan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).