As Escolas de Aprendizes Artífices e o Ensino Profissional na Velha República

Autores/as

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20030019

Palabras clave:

Ensino profissional, História da educação, Escolas de Aprendizes Artífices

Resumen

O presente artigo trata da preocupação com a preservação da infância como futura riqueza da nação sob o discurso econômico e político de proteção à criança carente, abandonada ou delinqüente. Neste artigo resgata-se a história das várias tentativas de criação de instituições de confinamento, polidas nos moldes e valores burgueses para a formação do caráter da criança dentro da ética do trabalho, até as Escolas de Aprendizes Artífices, em seus vários momentos e controvertidos resultados.

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Biografía del autor/a

  • Luiz Claudio Gonçalves Gomes, CEFET Campos
    Professor de Design Gráfico do CEFET Campos. Mestre em Educação – UFF.

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Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

GOMES, Luiz Claudio Gonçalves. As Escolas de Aprendizes Artífices e o Ensino Profissional na Velha República. Revista Vértices, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 53–80, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20030019. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20030019.. Acesso em: 22 nov. 2024.