Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio

Autores/as

  • Claudio André C. M. Dias
  • Josué R. Santa Rita CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070011

Palabras clave:

Astronomia no Ensino Médio, Ensino de Astronomia no Ensino Médio, Parâmetros Curriculares Nacionais em Astronomia

Resumen

A Astronomia é considerada uma das primeiras ciências que o homem dominou, porém as competências básicas para a construção do conhecimento, relativo ao eixo temático “Terra e Universo”, não vêm sendo trabalhadas a contento com a maioria dos alunos que concluem o ensino médio. Os alunos estão concluindo este nível de ensino sem conhecimento de vários temas na área de Astronomia, que são obrigatórios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta discrepância, este trabalho vem evidenciar a necessidade da incorporação de uma disciplina específica de Astronomia, no ensino médio, em prol da promoção da redução das distorções entre o que é ensinado e o que se deve ensinar.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Claudio André C. M. Dias
    Professor das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Ciências de Engenharia de Materiais. Especialista em Ensino de Astronomia.
  • Josué R. Santa Rita, CEFET Campos
    Professor do CEFET Campos (RJ). Mestre em Ciências de Engenharia de Materiais.

Referencias

BOCZKO, Roberto. Erros comumente encontrados nos livros didáticos do ensino fundamental. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, ano II, n. 6, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais (5ª a 8ª séries). Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998. 138 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999. 364 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998. 174 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio: orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, SEMTEC, 2002. 144 p.

BUCCIARELLI, Pablo. Recursos didáticos de Astronomia para o ensino médio e fundamental. São Paulo, 2001. 57p. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, 2001.

DIAS, Cláudio André C. M. Inserção da Astronomia como disciplina curricular no ensino médio. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. 39p. Monografia (Pós-graduação lato sensu em Ensino de Astronomia) - CEFET Campos, 2005.

KAWAMURA, Maria Regina D. Disciplinaridade sim. Revista Ciência e Ensino, Campinas, SP, v. 2, n.1, 1997.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, v. 2, p. 75-91, 2005.

LEITE, Cristina. Os professores de ciências e suas formas de pensar Astronomia. São Paulo, 2002. 160p.

Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2002.

PERCY, J. R. Astronomy Education: an international perspective. Astrophisics and Space Science, v. 258, 1998, p. 347-355.

PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fátima. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de ciências. Investigações em ensino de Ciências. Porto Alegre/RS. v. 8, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n2.html.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Reorientação Curricular - 2ª versão: livro II – Ciências da Natureza e Matemática. Rio de Janeiro, 2005, 196p.

SOBREIRA, Paulo H. Astronomia no ensino de Geografia. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, 2002.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

DIAS, Claudio André C. M.; RITA, Josué R. Santa. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 161–170, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20070011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20070011.. Acesso em: 22 nov. 2024.