Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070011Palavras-chave:
Astronomia no Ensino Médio, Ensino de Astronomia no Ensino Médio, Parâmetros Curriculares Nacionais em AstronomiaResumo
A Astronomia é considerada uma das primeiras ciências que o homem dominou, porém as competências básicas para a construção do conhecimento, relativo ao eixo temático “Terra e Universo”, não vêm sendo trabalhadas a contento com a maioria dos alunos que concluem o ensino médio. Os alunos estão concluindo este nível de ensino sem conhecimento de vários temas na área de Astronomia, que são obrigatórios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta discrepância, este trabalho vem evidenciar a necessidade da incorporação de uma disciplina específica de Astronomia, no ensino médio, em prol da promoção da redução das distorções entre o que é ensinado e o que se deve ensinar.Downloads
Referências
BOCZKO, Roberto. Erros comumente encontrados nos livros didáticos do ensino fundamental. Revista Ciência Hoje, Rio de Janeiro, ano II, n. 6, 2003.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais (5ª a 8ª séries). Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998. 138 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1999. 364 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998. 174 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino médio: orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, SEMTEC, 2002. 144 p.
BUCCIARELLI, Pablo. Recursos didáticos de Astronomia para o ensino médio e fundamental. São Paulo, 2001. 57p. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade de São Paulo, 2001.
DIAS, Cláudio André C. M. Inserção da Astronomia como disciplina curricular no ensino médio. Campos dos Goytacazes, RJ, 2005. 39p. Monografia (Pós-graduação lato sensu em Ensino de Astronomia) - CEFET Campos, 2005.
KAWAMURA, Maria Regina D. Disciplinaridade sim. Revista Ciência e Ensino, Campinas, SP, v. 2, n.1, 1997.
LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, v. 2, p. 75-91, 2005.
LEITE, Cristina. Os professores de ciências e suas formas de pensar Astronomia. São Paulo, 2002. 160p.
Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2002.
PERCY, J. R. Astronomy Education: an international perspective. Astrophisics and Space Science, v. 258, 1998, p. 347-355.
PIETROCOLA, Maurício; ALVES FILHO, José de Pinho; PINHEIRO, Terezinha de Fátima. Prática interdisciplinar na formação disciplinar de professores de ciências. Investigações em ensino de Ciências. Porto Alegre/RS. v. 8, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/vol8/n2.html.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Reorientação Curricular - 2ª versão: livro II – Ciências da Natureza e Matemática. Rio de Janeiro, 2005, 196p.
SOBREIRA, Paulo H. Astronomia no ensino de Geografia. São Paulo, 2002. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) - Departamento de Geografia, Universidade de São Paulo, 2002.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).