Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio

Autores

  • Claudio André C. M. Dias
  • Josué R. Santa Rita CEFET Campos

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20070011

Palavras-chave:

Astronomia no Ensino Médio, Ensino de Astronomia no Ensino Médio, Parâmetros Curriculares Nacionais em Astronomia

Resumo

A Astronomia é considerada uma das primeiras ciências que o homem dominou, porém as competências básicas para a construção do conhecimento, relativo ao eixo temático “Terra e Universo”, não vêm sendo trabalhadas a contento com a maioria dos alunos que concluem o ensino médio. Os alunos estão concluindo este nível de ensino sem conhecimento de vários temas na área de Astronomia, que são obrigatórios nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta discrepância, este trabalho vem evidenciar a necessidade da incorporação de uma disciplina específica de Astronomia, no ensino médio, em prol da promoção da redução das distorções entre o que é ensinado e o que se deve ensinar.

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Biografia do Autor

  • Claudio André C. M. Dias
    Professor das redes públicas do Estado do Rio de Janeiro e do município de Campos dos Goytacazes/RJ. Mestre em Ciências de Engenharia de Materiais. Especialista em Ensino de Astronomia.
  • Josué R. Santa Rita, CEFET Campos
    Professor do CEFET Campos (RJ). Mestre em Ciências de Engenharia de Materiais.

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Como Citar

DIAS, Claudio André C. M.; RITA, Josué R. Santa. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Vértices, [S. l.], v. 9, n. 1/3, p. 161–170, 2010. DOI: 10.5935/1809-2667.20070011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20070011.. Acesso em: 22 dez. 2024.