Na vida dez, na escola dez: breve discussão crítica acerca de pressupostos psicológicos e seus desdobramentos sobre a avaliação em Matemática escolar

Autores/as

  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20080011

Palabras clave:

Competência matemática, Avaliação em Matemática, Modelos de inteligência

Resumen

O presente artigo busca oferecer subsídios, oriundos da Psicologia, à discussão acerca da avaliação de competências cognitivas em Matemática. Os modelos atuais de avaliação escolar em geral, e avaliação matemática em particular, repousam, necessariamente, sobre concepções acerca de um sujeito humano fazendo Matemática. Tais concepções apóiam-se sobre modelos para o funcionamento cognitivo humano, em articulação com aspectos referentes à própria organização da Matemática, enquanto domínio de saber sócio-historicamente organizado e epistemologicamente circunscrito. Os modelos recentes fornecidos pela Psicologia da inteligência são aqui revistos, procurando-se evidenciar suas contribuições e limitações. Conclui-se, contudo, defendendo-se que nenhuma avaliação pode prescindir de tais modelos, mesmo que nenhum deles possa almejar a condição de definitivos, apresentando-se aqui pontos considerados cruciais para o delineamento de perfil de referência desejável de aprendiz de matemática, como referência para a avaliação da competência Matemática.

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Biografía del autor/a

  • Jorge Tarcísio da Rocha Falcão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Colaborador do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

05-04-2023

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

FALCÃO, Jorge Tarcísio da Rocha. Na vida dez, na escola dez: breve discussão crítica acerca de pressupostos psicológicos e seus desdobramentos sobre a avaliação em Matemática escolar. Revista Vértices, [S. l.], v. 10, n. 1/3, p. 117–140, 2023. DOI: 10.5935/1809-2667.20080011. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080011.. Acesso em: 23 nov. 2024.