Estudo sobre escala mais adequada em questionários: um experimento com o modelo de Kano

Autores/as

  • Larissa Rodrigues Barcellos Martins
  • Lucas de Sant´Anna Pereira
  • Luana Maravilha de Almeida
  • Henrique Rego Monteiro da Hora Instituto Federal Fluminense
  • Helder Gomes Costa

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110005

Palabras clave:

Qualidade atrativa, Gestão da qualidade, Modelo de Kano, Alfa de Cronbach

Resumen

Esse trabalho apresenta um estudo comparativo de três questionários com diferentes níveis de respostas. Seu objetivo é definir o questionário mais adequado para mensurar a qualidade do serviço de biblioteca de uma instituição de ensino superior no município de Campos dos Goytacazes. Os dados serão coletados a partir da aplicação de três tipos de questionário com níveis diferentes de respostas (2 níveis, 4 níveis e 6 níveis) com os mesmos 22 pares de perguntas funcionais e disfuncionais. Os questionários seguem o modelo de Kano. A utilização desse modelo permite a classificação dos atributos em até 6 categorias: obrigatório, unidimensional, atrativo, neutro, reverso e questionável. Para a verificação de qual escala possui maior confiabilidade utiliza-se o método estatístico Alfa de Cronbach. Com a definição da melhor escala a ser usada teremos questionários mais confiáveis. Conclui-se que a classificação dos atributos da qualidade é diferente para cada nível de resposta utilizada nos questionários. De acordo com o Alfa de Cronbach, recomenda-se a utilização do questionário de 6 níveis de respostas, pois apresenta alta confiabilidade nos resultados. Após a classificação dos atributos a coordenação da biblioteca poderá investir naqueles atributos realmente relevantes visando a aumentar a satisfação dos seus usuários.

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Biografía del autor/a

  • Larissa Rodrigues Barcellos Martins
    Bacharel em Engenharia de Produção pelo ISECENSA
  • Lucas de Sant´Anna Pereira
    Bacharel em Engenharia de Produção pelo ISECENSA
  • Luana Maravilha de Almeida
    Bacharel em Engenharia de Produção pelo ISECENSA
  • Henrique Rego Monteiro da Hora, Instituto Federal Fluminense
    Doutorando em Engenharia de Produção pela UFF
  • Helder Gomes Costa
    Professor Doutor do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção

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Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MARTINS, Larissa Rodrigues Barcellos; PEREIRA, Lucas de Sant´Anna; ALMEIDA, Luana Maravilha de; HORA, Henrique Rego Monteiro da; COSTA, Helder Gomes. Estudo sobre escala mais adequada em questionários: um experimento com o modelo de Kano. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 73–100, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110005. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110005.. Acesso em: 22 nov. 2024.