Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à Lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ

Autores/as

  • A. A. Marchetti
  • V. Freitas
  • C. B. B. Azevedo
  • G. M. Arica Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • R. Terra Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110024

Palabras clave:

Educação Ambiental, Recuperação de Lagoa, Ensino Fundamental

Resumen

Neste trabalho se apresentam resultados de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do ensino fundamental e, nele, transparece a importância de utilizar ecossistemas como locais de aprendizagem, o que é recomendado pela literatura para uma efetiva educação integradora. Utilizou-se a Lagoa do Vigário, localizada próximo ao Colégio Benta Pereira, em Guarus-CAMPOS DOS GOYTACAZES (RJ), um ecossistema impactado pela urbanização, local onde foi realizada a contextualização. Aplicou-se o método de questionários, nos quais se percebeu que os alunos conhecem satisfatoriamente a lagoa e revelaram que há ciência deles, sobre ações, por parte da administração pública, que dão prioridades a outros investimentos não estando a manutenção da limpeza da lagoa entre eles. Entretanto, foi detectado um interesse pelo desenvolvimento de projetos ambientais no colégio confirmando que a educação ambiental contribui para formar cidadãos reflexivos e participativos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • A. A. Marchetti
    Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.
  • V. Freitas
    Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.  
  • C. B. B. Azevedo
    Aluna do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.
  • G. M. Arica, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
    Professora Doutora do curso de Engenharia de Materiais. Universidade Estadual do Norte Fluminense.
  • R. Terra, Instituto Federal Fluminense
    Coordenador do curso de Pós-Graduação Latu sensu em Educação Ambiental. Instituto Federal Fluminense – campus Campos-Centro.

Referencias

BERNER, E. K.; BERNER, R. A. Global environment. 1° ed. New Jersey: Prentice-Hall, 1996. 376 p.

CAPRA, F. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.

CARVALHO, L.M. de. Educação e meio ambiente na escola fundamental: perspectivas e possibilidades. Projeto - Revista de Educação: Ciências: que temas eleger? Porto Alegre: Projeto, v.1, n. 1, 1999.

FARIA, T. P. Configuração do Espaço Urbano da Cidade de Campos dos Goytacazes, após 1950: novas centralidades, velhas estruturas. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005. Anais... Universidade de São Paulo, 2005. p. 4778-4799. Disponível em: <http://www.uenf.br/Uenf/Downloads/FAVELA_BAIRRO_4202_1177360740.pdf>. Acesso em: 20 maio 2011.

FEEMA. Perfil ambiental do município de Campos. 1° ed. Rio de Janeiro: Gráfica da FEEMA, 1993. 143p.

GANTOS, M. C. Modos de ver e de pensar o patrimônio agroindustrial: a usina cambahyba refletida através de um álbum fotográfico. In: SEMINÁRIO DE PATRIMÔNIO AGROINDUSTRIAL LUGARES DE MEMÓRIA, 2., 2010, São Carlos. Anais... São Carlos : SAP/EESC/USP, v. 01. 2010.

GOMES FILHO, H. Proposta de Saneamento Ambiental para a 2a Conferência. In: PESSANHA, Roberto Moraes (Org.). Campos dos Goytacazes “Uma cidade para todos”. Campos dos Goytacazes, RJ; Cefet Campos, 2005. p. 7 – 13. 150 p.: il.: 22 cm.

GROSTEIN, M. D. Metrópole e Expansão Urbana: a persistência de processos "insustentáveis". São Paulo Perspec., São Paulo, v.15, n.1, jan./mar. 2001 Disponível: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v15n1/8585.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2011.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. São Paulo: Papirus, 1996.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.

LAMEGO, A. R. O homem e o Brejo. Rio de Janeiro: IBGE, 2007, 204 p., il. (Setores de evolução Fluminense, 1).

LANNES, L. S. Hidroquímica do Sistema Alagado Urbano Vigário – Taquaruçu. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Glauca Torres Aragon. Campos dos Goytacazes, RJ. 2002. 100 f.

LAYRARGUES, P.P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser tema-gerador ou atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

MAYER, M. Educación ambiental: de la acción a la investigación. Enseñanza de las ciencias, Roma, v.16, n.2, p.217-231, 1998.

MOUSINHO, P. Glossário. In: TRIGUEIRO, A. (Coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003.

PÁDUA, S.; TABANEZ, M. (Orgs.). Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998.

PRICE, M. R. S. Animal re-introductions: The Arabian Oryx in Oman. 1 ed. Great Britain: Cambridge University Press, 1989. 291p.

REBEA. Rede Brasileira de Educação Ambiental. 2010. Disponível em: <http://forumearebea.org/tratado-de-educacao-ambiental-para-sociedades-sustentaveis-e-responsabilidade-global/>. Acesso em: mar. 2010.

SILVA, R. C. R. S.; CARVALHO, A. M. Formação Econômica do Norte Fluminense. In: PESSANHA, Roberto M.; SILVA NETO, Romeu e (Org.). Economia e Desenvolvimento no Norte Fluminense: da cana-de-açúcar aos royalties do petróleo. Campos dos Goytacazes: WTC Editora, 2004. p. 27-75.

SIRKIS, A. O desafio ecológico das cidades. In: TRIGUEIRO, André (Org.). Meio Ambiente no Século XXI. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2003. p. 214 - 229

SOFIATTI, A. A. N. A. A Notícia, Campos/ RJ, 24 de novembro de 1979.

SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. et al. (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA. 1998. p.27-32.

SUZUKI, M. S. Abertura da barra na lagoa de Grussaí, São João da Barra, RJ: Aspectos hidroquímicos, dinâmica da comunidade fito planctônica e metabolismo. Campos dos Goytacazes. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, 1997. 125 p.

THIOLLENT, M.; SILVA, G. O. The Use of Action Research in the Management of Environmental Problems. Electronic Journal of Communication, Information & Innovation in Health, v.1, n.1, p.91-98, jan./jun. 2007.

VIGOTSKY, L. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

VILAÇA, D. R. C. Lagoa do Vigário: um tesouro formal engolido pela informalidade. Monografia (Trabalho de Conclusão do curso de Geografia) - Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2008.

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

MARCHETTI, A. A.; FREITAS, V.; AZEVEDO, C. B. B.; ARICA, G. M.; TERRA, R. Percepção ambiental de alunos do sétimo ano do Colégio Benta Pereira em relação à Lagoa do Vigário, Guarus, Campos dos Goytacazes, RJ. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 41–56, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110024. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110024.. Acesso em: 22 nov. 2024.