O início da carreira docente: “pistas” para conhecimento do perfil profissional dos formadores nos Centros de Formação Profissional de Angola
DOI:
https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110032Palabras clave:
Professor iniciante, Projeto Angola-Brasil, Capacitação técnico-pedagógicaResumen
Este artigo trata de pesquisa realizada no IF Fluminense Campos dos Goytacazes, a partir do Projeto Angola-Brasil, com o objetivo de traçar o perfil dos formadores angolanos, iniciantes, que atuam nos quatro Centros de Formação Profissional de Angola, ministrando cursos técnicos nas áreas de Construção Civil e Indústria. Eles são em torno de sessenta profissionais, que possuem cursos técnicos e militam na docência, também em cursos técnicos pós-médio, sem anterior formação na área pedagógica. Receberam capacitação técnico-pedagógica, em forma de curso, com duração de noventa horas, em Angola. Em seguida, vieram ao Brasil para continuar sua formação, durante seis semanas de estudos intensivos (8 h/a diárias), no IF Fluminense campus Campos-Centro. Após cerca de dois anos atuando como formadores, por meio de entrevista semiestruturada, identificamos pistas para traçar o perfil desse professor iniciante.Descargas
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