O início da carreira docente: “pistas” para conhecimento do perfil profissional dos formadores nos Centros de Formação Profissional de Angola

Autores

  • Odila Carvalho Mansur Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ingrid Fiuza Costa
  • Laura Carvalho Mansur

DOI:

https://doi.org/10.5935/1809-2667.20110032

Palavras-chave:

Professor iniciante, Projeto Angola-Brasil, Capacitação técnico-pedagógica

Resumo

Este artigo trata de pesquisa realizada no IF Fluminense Campos dos Goytacazes, a partir do Projeto Angola-Brasil, com o objetivo de traçar o perfil dos formadores angolanos, iniciantes, que atuam nos quatro Centros de Formação Profissional de Angola, ministrando cursos técnicos nas áreas de Construção Civil e Indústria. Eles são em torno de sessenta profissionais, que possuem cursos técnicos e militam na docência, também em cursos técnicos pós-médio, sem anterior formação na área pedagógica. Receberam capacitação técnico-pedagógica, em forma de curso, com duração de noventa horas, em Angola. Em seguida, vieram ao Brasil para continuar sua formação, durante seis semanas de estudos intensivos (8 h/a diárias), no IF Fluminense campus Campos-Centro. Após cerca de dois anos atuando como formadores, por meio de entrevista semiestruturada, identificamos pistas para traçar o perfil desse professor iniciante.

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Biografia do Autor

  • Odila Carvalho Mansur, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
    Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos-Centro, no Projeto Angola-Brasil, Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – Uenf, Professora da Faculdade de Medicina de Campos, orientadora da pesquisa, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. E-mail: odilamansur@yahoo.com.br.
  • Ingrid Fiuza Costa
    Pedagoga, Graduada em História e Pedagogia, Pós-Graduada em História do Brasil e África, aluna do Curso de Geografia e da Pós-Graduação em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. E-mail: ingridfiuza@yahoo.com.br.
  • Laura Carvalho Mansur
    Monitora voluntária, aluna do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Campos, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil. E-mail: lauracmansur@hotmail.com.  

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Publicado

22-12-2011

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

MANSUR, Odila Carvalho; COSTA, Ingrid Fiuza; MANSUR, Laura Carvalho. O início da carreira docente: “pistas” para conhecimento do perfil profissional dos formadores nos Centros de Formação Profissional de Angola. Revista Vértices, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 177–188, 2011. DOI: 10.5935/1809-2667.20110032. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20110032.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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