Design Retrô e Marketing do Saudosismo: Influência da tendência nostálgica no comportamento de consumo

Autores/as

  • Alline Sardinha Cordeiro Morais Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Karen Márcia Carvalho Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Lucas Ribeiro de Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
  • Weydder de Almeida Pessanha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v17n315-12

Palabras clave:

Retrô, Nostalgia, Design, Consumo, Retro branding

Resumen

A presença de elementos que remetem à nostalgia em diversos setores da sociedade contemporânea tem sido objeto de estudo de pesquisadores de diversas áreas. No marketing, a nostalgia é percebida como uma tendência de mercado que atrai consumidores através de suas emoções passadas. Este artigo objetiva analisar os fatores que impulsionam o fenômeno retrô, face à evolução do consumo, dos valores atuais que pautam o relacionamento entre marcas e consumidores, através de uma pesquisa exploratória, buscando também compreender este fenômeno, determinando conceitos em relação à cultura retrô e suas peculiaridades.  

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alline Sardinha Cordeiro Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UENF. Professor EBTT do IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: amorais@iff.edu.br.
  • Karen Márcia Carvalho Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Assistente em Administração no IFFluminense campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: kcgomes@iff.edu.br.
  • Lucas Ribeiro de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Professor no Liceu de Humanidades de Campos, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: lukito01@gmail.com.
  • Weydder de Almeida Pessanha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) campus Campos-Centro, Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Empresário no ramo de Comunicação e Propaganda, Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. E-mail: weydder@gmail.com.

Publicado

08-04-2016

Número

Sección

Artículos de Revisión

Cómo citar

MORAIS, Alline Sardinha Cordeiro; GOMES, Karen Márcia Carvalho; DE AZEVEDO, Lucas Ribeiro; PESSANHA, Weydder de Almeida. Design Retrô e Marketing do Saudosismo: Influência da tendência nostálgica no comportamento de consumo. Revista Vértices, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 215–233, 2016. DOI: 10.19180/1809-2667.v17n315-12. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.v17n315-12.. Acesso em: 22 nov. 2024.