Avaliação do curso virtual no Moodle para a disciplina de Seminários de Formação Profissional sob a perspectiva dos alunos dos cursos técnicos presenciais do IFFluminense Campus Campos Centro

Autores

  • Karen Márcia Carvalho Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0003-1684-8439
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-5981-0345
  • Breno Fabrício Terra Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-3034-8476

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v24n32022p806-832

Palavras-chave:

Ensino Técnico, Moodle, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este trabalho é proveniente da dissertação a ser apresentada à Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense), que buscou analisar as contribuições da aplicação de um curso virtual elaborado no Moodle, fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, para os estudantes de cursos técnicos matriculados na disciplina Seminários de Formação Profissional do IFFluminense Campus Campos Centro, que busca apoiar sua inserção no mundo do trabalho, principalmente, através do estágio curricular supervisionado (ECS). Neste artigo pretende-se apresentar a avaliação dos alunos sobre o referido curso. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário on-line. Os resultados demonstraram que os alunos avaliaram positivamente o curso virtual, visto que ele oportunizou a aproximação deles com a tutora e com os conteúdos, além de possibilitar estratégias de ensino motivadoras e interessantes, a construção de novos conhecimentos, a evolução em relação ao uso dos recursos tecnológicos, o autoconhecimento, a reflexão, a consciência crítica e a compreensão do real significado do ECS.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karen Márcia Carvalho Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Especialista em Gestão, Marketing e Design pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) Campus Campos Centro – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: kcgomes@iff.edu.br.
  • Vicente de Paulo Santos de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: vicentepsoliveira@gmail.com.
  • Breno Fabrício Terra Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: brenoter@gmail.com.

Referências

ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (org.) MOODLE: Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso. Salvador, BA: EDUNEB, 2009. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/2563. Acesso em: 7 jan. 2021.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. São Paulo: Penso, 2015.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349. Acesso em: 9 dez. 2019.

BRITO, M. F. S.; NETO, J. P. Q. Guia AVA: guia de utilização do MOODLE para uma formação humana integral. 2019. Dissertação - (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - IFAM, Manaus Centro, 2019. Produto educacional: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Colaborativa - uma ferramenta para a formação humana integral: estudo de caso no IFAP. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/569187/2/Guia_Ava.pdf. Acesso em: 27 out. 2022.

DAMIANI, M. F. et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, Pelotas, n. 45, p. 57-67, maio/ago. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/3822. Acesso em: 5 jul. 2021.

DIESEL, A.; MARCHESAN, M. R.; MARTINS, S. N. Metodologias ativas de ensino na sala de aula: um olhar de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Signos, Lajeado, v. 37, n. 1, p. 153-169, 2016. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1008. Acesso em: 17 nov. 2022.

FERNANDES, R. R. D. O ambiente virtual de aprendizagem MOODLE como apoio ao ensino presencial da disciplina Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2351. Acesso em: 27 out. 2022.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2009.

GOMES, C. B. A.; AZEVEDO, B. F. T.; MACEDO, S. H. A utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no ensino de Empreendedorismo. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino e suas Tecnologias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2019. Produto Educacional: Empreendedorismo: um guia didático-pedagógico. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/561132. Acesso em: 19 jan. 2021.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Mercado de trabalho: conjuntura e análise. Brasília, ano 26, v. 70, set. 2020.

KENSKI, V. M. Práticas de ensinar e aprender em tempos digitais. In: LINHARES, R. N.; FREIRE, V. P.; ÁVILA, É. G. (org.). Educação, criatividade, inovação e as tecnologias da informação e comunicação. Aracaju: EDUNIT, 2017. ISBN 978-85-68102-33-6.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. S. et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. ISBN 978-85-326-1145-1.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, n. 3, p. 41-50, maio/ago. 2007. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/60. Acesso em: 27 out. 2022.

MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: MORAN, J. M. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. São Paulo: EDUSP, 2015. p. 15-33. (Coleção Mídias Contemporâneas). Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

MORAN, J. M. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

MUNIZ, L. B.; MEDEIROS, R. Juventude e Trabalho na sociedade contemporânea: transformações, expectativas e possibilidades em meio a lógica da empregabilidade para os jovens do Plug Minas. Revista de Ciências Sociais, n. 42, p. 287-309, jan./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/17185. Acesso em: 27 out. 2022.

OLIVEIRA, S. K. R. Educação a distância e Educação Profissional: um olhar sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN, Natal, 2019. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1815. Acesso em: 27 out. 2022.

PASQUALETO, O. Q. F.; FONSECA, M. H. A percepção do aluno sobre o estágio: emprego ou qualificação profissional?. Revista de informação legislativa: RIL, v. 53, n. 209, p. 195-217, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ril/edicoes/53/209/ril_v53_n209_p195. Acesso em: 27 out. 2022.

PEDROZA, G. S. Sala de aula virtual de apoio ao ensino de Geografia: a utilização do MOODLE para auxiliar a aprendizagem no primeiro ano do curso técnico integrado ao ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Centro de Referência, Campos dos Goytacazes/RJ, 2019. Disponível em: http://bd.centro.iff.edu.br/jspui/handle/123456789/3052. Acesso em: 27 out. 2022.

PRENSKY, M. Nativos digitais, Imigrantes digitais. Disponível em: https://www.nnstoy.org/download/technology/Digital%20Natives%20-%20Digital%20Immigrants.pdf. Acesso: 17 nov. 2022.

REGO, T. C. Vygotsky: Uma perspectiva Histórico-Cultural da educação. 25. ed. 3. reimp. Petropólis, RJ: Vozes, 2014, 2017.

SANCHO, J. M. et al. Tecnologias para transformar a educação. Tradução Valério Campos. Porto Alegre: Editora Artmed, 2006. ISBN 978-85-363-0709-1.

SANTOS, G. S.; BALBINO, L. A.; GOMES, D. C. A usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo sobre o MOODLE no IFRN campus Currais Novos. Revista HOLOS, IFRN, v. 31, n. 6, p. 338-354, 2015. ISSN 1807-1600. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.2957. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2957. Acesso em: 17 jun. 2021.

SILVA, A. F. F.; SILVA, P. R. Estágio Curricular Supervisionado e o Ensino Técnico. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO IFBA, 1., nov. 2014, Salvador, BA. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269332796_ESTAGIO_CURRICULAR_SUPERVISIO NADO_E_O_ENSINO_TECNICO. Acesso em: 4 set. 2019.

SOUZA, J. S. Mediação entre a escola e o novo mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 123-140, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00095. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/3nrp9k9J4V8JLZrJyLTNbLP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2022.

SOUZA, R. M. P.; COSTA, P. P. (org.). Redescola e a nova formação em saúde pública. Rio de Janeiro: ENSP/Redescola, 2017. ISBN: 978-85-9511-020-5

TERRA, C. B.; WILDNER, M. C. S. Ambiente Virtual MOODLE como ferramenta de apoio ao ensino presencial em curso técnico. Revista Tecnologias na Educação, v. 9, n. 23, dez. 2017. ISSN 1984-4751. Disponível em: http://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/12/Art28-vol.23-Dezembro-2017.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M.; ARANTES, V. A. (org.). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.

VASCONCELOS, Y. L. et al. Construtivismo na Educação a Distância. Revista Unopar Científica, Londrina, v. 16, n. 4, p. 338-348, 2015. DOI: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n4p338-348. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com.br/index.php/ensino/article/view/3287. Acesso em: 6 out. 2019.

Publicado

25-11-2022

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

GOMES, Karen Márcia Carvalho; OLIVEIRA, Vicente de Paulo Santos de; AZEVEDO, Breno Fabrício Terra. Avaliação do curso virtual no Moodle para a disciplina de Seminários de Formação Profissional sob a perspectiva dos alunos dos cursos técnicos presenciais do IFFluminense Campus Campos Centro. Revista Vértices, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 806–832, 2022. DOI: 10.19180/1809-2667.v24n32022p806-832. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/16277.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)