O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução

Autores/as

  • Valfrido da Silva Nunes Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns/PE

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v19n32017p7-29

Palabras clave:

Gênero, Perspectiva bakhtiniana, Escola britânica, Escola norte-americana

Resumen

Este artigo tem como finalidade principal discutir o conceito de gênero (textual e/ou discursivo) à luz de três perspectivas teóricas bastante difundidas no Ocidente e que têm influenciado significativamente a pesquisa e o ensino de línguas com base em gêneros, especialmente no contexto brasileiro, quais sejam: a visão dialógica do chamado Círculo de Bakhtin, a abordagem britânica do Inglês para Fins Específicos e a concepção norte-americana dos Estudos Retóricos de Gêneros. O trabalho configura-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica, finalizando com uma discussão que enceta um diálogo entre as três teorias, na busca por aspectos comuns.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Valfrido da Silva Nunes, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Garanhuns/PE
    Doutor em Linguística (UFAL). Professor do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) - Campus Garanhuns/PE – Brasil. E-mail: fridoval@hotmail.com.

Publicado

30-12-2017

Número

Sección

Artículos de Revisión

Cómo citar

NUNES, Valfrido da Silva. O conceito de gênero em três tradições de estudos: uma introdução. Revista Vértices, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 7–29, 2017. DOI: 10.19180/1809-2667.v19n32017p7-29. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/9892.. Acesso em: 22 nov. 2024.