Controle biológico do gorgulho aquático Oryzophagus oryzae utilizando armadilhas luminosas com Beauveria bassiana em lavoura de arroz irrigado
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v20n22018p180-184Palavras-chave:
Coleoptera, Curculionidae, Manejo integrado de pragas, Bicheira-da-raiz, Oryza sativaResumo
O gorgulho aquático, Oryzophagus oryzae (Costa Lima), é praga importante nas lavouras de arroz irrigado. Suas larvas, conhecidas por bicheira-da-raiz, danificam o sistema radicular das plantas. A prática do controle biológico desse inseto precisa ser aprimorada. Assim, foi conduzida uma pesquisa objetivando verificar as taxas de mortalidade de O. oryzae, infectados por Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. em armadilhas luminosas, instaladas em lavoura de arroz irrigado. Duas armadilhas receberam aparato de contaminação fúngica, com massa de B. bassiana, preparada em arroz autoclavado. Uma terceira armadilha ficou isenta, como testemunha. Insetos capturados de outubro de 2013 a março de 2014 foram mantidos em laboratório para a verificação de mortalidade e infecção fúngica, caracterizada pelo crescimento micelial nas articulações. A mortalidade dos indivíduos artificialmente contaminados foi de 73,1%, enquanto que na testemunha foi de 0,8% (infecção natural). Armadilhas luminosas com aparato de contaminação fúngica foram eficazes no controle biológico de adultos de O. oryzae.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).