O estudo dos tipos e gêneros textuais e suas contribuições para o processo de formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p310-327Palavras-chave:
Tipos e gêneros textuais, Leitura e Produção de textos, Linguística textual, Formação de professoresResumo
Este trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de formação dos licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Para tanto foram realizados minicursos abordando a temática “tipos e gêneros textuais”, unindo teoria e prática durante a exposição do conteúdo. A fundamentação teórica foi realizada com base nos pressupostos da Linguística Textual. Para coleta e análise dos dados foram aplicados questionários antes e depois dos minicursos, visando estabelecer uma comparação do conhecimento dos participantes a respeito da temática proposta. Os minicursos foram realizados com os alunos de diferentes períodos do curso de Pedagogia, mas todos contemplavam o mesmo conteúdo didático, e vale ressaltar que os participantes ingressaram no ensino superior por diferentes maneiras: o primeiro grupo, doravante denominado por Pedagogia, ingressou no ensino superior da referida instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SISU); já o segundo grupo, doravante denominado PARFOR, ingressou no ensino superior através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Em relação ao desempenho das turmas, percebeu-se que os licenciandos em Pedagogia demonstraram um domínio mais significativo do conteúdo do que daqueles que cursam o PARFOR, apesar de estes serem profissionais já atuantes em sala de aula. Entende-se, portanto, que este trabalho contribuiu para uma reavaliação das atuais práticas pedagógicas no processo formativo desses profissionais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores do manuscrito submetido à revista Vértices, representados aqui pelo autor correspondente, concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem sem ônus financeiro à revista Vértices o direito de primeira publicação.
Simultaneamente o trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite copiar e redistribuir os trabalhos por qualquer meio ou formato, e também para, tendo como base o seu conteúdo, reutilizar, transformar ou criar, com propósitos legais, até comerciais, desde que citada a fonte.
Os autores não receberão nenhuma retribuição material pelo manuscrito e a Essentia Editora irá disponibilizá-lo on-line no modo Open Access, mediante sistema próprio ou de outros bancos de dados.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na revista Vértices (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm permissão e são estimulados a divulgar e distribuir seu trabalho online na versão final (posprint) publicada pela revista Vértices em diferentes fontes de informação (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer tempo posterior à primeira publicação do artigo.
A Essentia Editora poderá efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, contando com a anuência final dos autores.
As opiniões emitidas no manuscrito são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).