O estudo dos tipos e gêneros textuais e suas contribuições para o processo de formação de professores

Autores

  • Jaqueline Maria Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
  • Eliana Crispim França Luquetti Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
  • Liz Daiana Tito Azeredo da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
  • Luciana da Silva Almeida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ

DOI:

https://doi.org/10.19180/1809-2667.v21n22019p310-327

Palavras-chave:

Tipos e gêneros textuais, Leitura e Produção de textos, Linguística textual, Formação de professores

Resumo

Este trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de formação dos licenciandos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Para tanto foram realizados minicursos abordando a temática “tipos e gêneros textuais”, unindo teoria e prática durante a exposição do conteúdo. A fundamentação teórica foi realizada com base nos pressupostos da Linguística Textual. Para coleta e análise dos dados foram aplicados questionários antes e depois dos minicursos, visando estabelecer uma comparação do conhecimento dos participantes a respeito da temática proposta. Os minicursos foram realizados com os alunos de diferentes períodos do curso de Pedagogia, mas todos contemplavam o mesmo conteúdo didático, e vale ressaltar que os participantes ingressaram no ensino superior por diferentes maneiras: o primeiro grupo, doravante denominado por Pedagogia, ingressou no ensino superior da referida instituição através do Sistema de Seleção Unificada (SISU); já o segundo grupo, doravante denominado PARFOR, ingressou no ensino superior através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Em relação ao desempenho das turmas, percebeu-se que os licenciandos em Pedagogia demonstraram um domínio mais significativo do conteúdo do que daqueles que cursam o PARFOR, apesar de estes serem profissionais já atuantes em sala de aula. Entende-se, portanto, que este trabalho contribuiu para uma reavaliação das atuais práticas pedagógicas no processo formativo desses profissionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Maria Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2014). Pós-Doutora pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: jaquelinemalmeida@yahoo.com.br.
  • Eliana Crispim França Luquetti, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutora e Mestra em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)– Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: elinafff@gmail.com.
  • Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: jolizdaiana@gmail.com.
  • Luciana da Silva Almeida, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Campos dos Goytacazes/RJ – Brasil. E-mail: lucy.salmeida@gmail.com.    

Publicado

20-09-2019

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ALMEIDA, Jaqueline Maria; LUQUETTI, Eliana Crispim França; SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da; ALMEIDA, Luciana da Silva. O estudo dos tipos e gêneros textuais e suas contribuições para o processo de formação de professores. Revista Vértices, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 310–327, 2019. DOI: 10.19180/1809-2667.v21n22019p310-327. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/12515.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)